DISTANCIAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19: SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR PESSOAS IDOSAS

Autores

  • Caique Amaral Bardelim Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0828-5453
  • Thaiane Alves de Melo Benevenuto Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5813-7507
  • Daniel Rodrigues Machado Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1255-7693
  • Renata Evangelista Tavares Machado Secretaria Municipal de Saúde de Piraúba, Piraúba, MG, Brasil
  • Pricila Ferrari Moreira Nascimento Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil
  • Sandra Maria Jannotti Quintão Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil
  • José Vitor da Silva Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9045-1398

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52976

Palavras-chave:

Idoso, Covid-19, Enfermagem Geriátrica, Análise de Sentimentos, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Objetivo: conhecer os sentimentos vivenciados por pessoas idosas diante do distanciamento social na pandemia da Covid-19. Método: estudo qualitativo que adotou como referencial a Teoria das Representações Sociais pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram do estudo 29 pessoas idosas e a seleção foi do tipo intencional ou teórico, utilizando a técnica de snowball (bola de neve). Os dados foram coletados entre outubro e dezembro de 2020, por meio de um questionário de caracterização sociodemográfica, familiar e de saúde e uma questão aberta norteadora do estudo. Os depoimentos foram gravados, transcritos e analisados. Resultados: as pessoas idosas relataram vivenciar os sentimentos de preocupação, medo, naturalidade, conforto, com maior predomínio dos sentimentos de desconforto, tristeza, solidão e segurança. Considerações finais: sentimentos positivos e negativos foram vivenciados pelas pessoas idosas durante o período de distanciamento social pela pandemia da Covid-19.

Descritores: Idoso. COVID-19. Enfermagem Geriátrica. Análise de Sentimentos. Pesquisa Qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caique Amaral Bardelim, Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil

Acadêmico do décimo período de Enfermagem na Fundação Presidente Antônio Carlos. Ubá, Minas Gerais, Brasil. Presidente da liga acadêmica de Saúde do Idoso, Bolsista de Iniciação Científica. 

Thaiane Alves de Melo Benevenuto, Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil

Acadêmica do décimo período do Curso de Graduação em Enfermagem, Fundação Presidente Antônio Carlos, Ubá-MG. Bolsista de Iniciação Científica. 

Daniel Rodrigues Machado, Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil

Mestre em Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da USP - São Paulo/SP (CAPES 7). Residência em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (EEAAC-UFF). Graduado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB), Itajubá/MG. É Professor Adjunto na Fundação Presidente Antônio Carlos (FUPAC/UNIPAC), município de Ubá/MG e Servidor Público Concursado na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município de Astolfo Dutra/MG.

Renata Evangelista Tavares Machado, Secretaria Municipal de Saúde de Piraúba, Piraúba, MG, Brasil

Doutorado direto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) (2016-2020). Atualmente é docente curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC). Graduada em Enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2009-2014). Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2014-2016). Especialização em Enfermagem Gerontológica (UFF) (2015). Enfermeira Efetiva na Estratégia Saúde da Família no Município de Piraúba (MG) (desde 2017). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública/Saúde Coletiva, Estratégia Saúde da Família, Necessidades de Saúde, Saúde do Idoso, Obesidade e Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz.

Pricila Ferrari Moreira Nascimento, Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos de Juiz de Fora - MG (2007); Pós graduada em UTI Adulto e Neo-natal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009); Mestrado Profissional em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Viçosa-MG (2019). Experiência como Enfermeira Coordenadora na UTI Adulto do Hospital São Vicente de Paulo em Ubá-MG (2007 à 2013). Experiência na área da docência para formação Técnica em Enfermagem (2008-2014). Atualmente na Docência e Ensino Clínico da graduação do Curso de Enfermagem, na Fundação Presidente Antônio Carlos-FUPAC- Ubá/MG.

Sandra Maria Jannotti Quintão, Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá, Ubá, MG, Brasil

Mestre em Gerontologia Social PUC-SP. Pós-Graduada em Educação Profissional na Área de Saúde pela ENSP- FIOCRUZ. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenadora Pedagógica do Curso de Enfermagem da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá - FUPAC. Docente nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Estética e Cosmética da Faculdade Presidente Antônio Carlos - FUPAC, Ubá - MG. Docente no curso de Pós-Graduação em Gerontologia, Saúde Pública com Ênfase em ESF e NASF e UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal da Faculdade Governador Ozanan Coelho - FAGOC, Ubá -MG. Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Casa de Saúde Padre Damião; Membro da Equipe de Gestão de Alta (EGA); Membro do Núcleo de Regulação Interna (NIR) e Assessoria da Direção CSPD em Atendimentos Especializados - Complexo de Reabilitação e Cuidado do Idoso da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Ubá - MG.

José Vitor da Silva, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, Brasil

É Enfermeiro pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB). Itajubá, MG. É Gerontólogo pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Especialista em Docência do Ensino Superior; Enfermagem Médico-Cirúrgica e Enfermagem do Trabalho. Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Universidad Autonoma de Nuevo Leon, Monterrey, NL. México; Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP); Pós-doutor pela Faculdade de Medicina da USP; Pós-Doutor pela Universidade São Francisco, Campus Itatiba. Itatiba, SP; Pós-Doutor pela Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), Porto, Portugal. Atualmente, é sócio da SBGG Tem vasta experiência em gestão acadêmica, tais como: direção institucional, coordenação acadêmica de curso de graduação, especialização e mestrado. Tem experiência na pesquisa em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, qualidade de vida, capacidade funcional, risco de quedas, espiritualidade, religiosidade, autocuidado, cuidados paliativos, capacidade para o trabalho, envelhecimento ativo, cuidador formal e informal de pessoas idosas (abordagem qualitativa, quantitativa e quali-quantitativa); construção, adaptação cultural e evidências psicométricas de escalas psicossociais (confiabilidade e validade). Professor Visitante da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG. Membro da Associação brasileira de gerontologia (ABG).

Publicado

2023-11-17

Como Citar

Amaral Bardelim, C., Alves de Melo Benevenuto, T., Rodrigues Machado, D., Evangelista Tavares Machado, R., Ferrari Moreira Nascimento, P., Maria Jannotti Quintão, S., & Vitor da Silva, J. (2023). DISTANCIAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DA COVID-19: SENTIMENTOS VIVENCIADOS POR PESSOAS IDOSAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52976

Edição

Seção

Artigo Original