CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA PARA AS GESTANTES
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52958Palavras-chave:
Educação em Saúde. Violência Obstétrica. Tecnologia Educacional. Internato e Residência.Resumo
Objetivo: construir uma tecnologia educativa na modalidade de cartilha direcionada às mulheres sobre os direitos da gestante durante o trabalho de parto e situações que caracterizam violência obstétrica. Método: pesquisa metodológica, qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturada com 14 enfermeiros residentes do programa de Residência de Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Pará. A análise de conteúdo foi utilizada para identificar significado, seguida pela elaboração textual, seleção das ilustrações e finalização da cartilha. Resultados: a violência obstétrica caracteriza-se como física, psicológica, negligência, discriminação, podendo acontecer no pré-natal, parto, puerpério e abortamento. A informação como alicerce para o conhecimento de mulheres por meio da cartilha pode contribuir de forma efetiva para o empoderamento e protagonismo de mulheres. Considerações finais: o processo de construção da cartilha, desenvolvida de forma participativa e dialógica, foi enriquecedor e oportunizou a disseminação de informação com embasamento científico para atuação junto à população-alvo.
Descritores: Gestação. Educação em Saúde. Violência Obstétrica. Tecnologia Educacional. Internato e Residência.
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