TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS NO ALOJAMENTO CONJUNTO: ESTUDO DESCRITIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v38.52916

Palavras-chave:

Ferimentos e lesões; Aleitamento materno; Alojamento Conjunto

Resumo

Objetivo: investigar a presença de trauma mamilar em puérperas na alta hospitalar de alojamento conjunto. Método: estudo transversal, retrospectivo e descritivo, em alojamento conjunto de um hospital público. Foram coletados dados sociodemográficos e do parto, nascimento, aleitamento e caracterização da lesão mamilar. O estudo abrangeu todos os meses de 2018. Para análise, utilizou-se o software estatístico Statistical Analysis System (SAS), versão 9.4, com nível de significância de 5%. Resultados: da amostra de 480 puérperas, 56,04% apresentaram traumas mamilares, sendo escoriação a lesão mais frequente (28,13%). O aleitamento materno exclusivo prevaleceu na alta (96,46%) e o uso de fórmula láctea esteve mais presente quando ocorreu trauma mamilar. Conclusão: a elevada frequência de trauma mamilar denota que é imprescindível a instrumentalização dos profissionais de saúde para lidarem com as dificuldades vivenciadas pelas mulheres no processo de amamentação, contemplando também identificação e classificação do trauma mamilar.

Descritores: Ferimentos e Lesões. Aleitamento Materno. Alojamento Conjunto. Período Pós Parto. Mamilos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Machado Martins, Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, SP, Brasil

Residente de Enfermagem em Saúde da Mulher.

Hospital e Maternidade Celso Pierro: Campinas, São Paulo, BR

Graduação (Enfermagem). Faculdade de enfermagem/Unicamp

Elenice Valentim Carmona, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil

Graduação e Licenciatura em Enfermagem (1999) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Enfermagem (2005) pela UNICAMP. Especialização em Enfermagem Obstétrica (2010) pelo Centro Universitário São Camilo. Doutora em Ciências (2012) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-doutorado em Enfermagem Neonatal (2014) pela University of Texas - Health Science Center San Antonio, como bolsista FAPESP. Livre Docente em Processo de Enfermagem (2021). Professora Associada do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) - UNICAMP.

Publicado

2024-05-10

Como Citar

Machado Martins, G. ., Valentim Carmona, E. ., & Zambrano, E. (2024). TRAUMA MAMILAR EM PUÉRPERAS NO ALOJAMENTO CONJUNTO: ESTUDO DESCRITIVO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 38(.). https://doi.org/10.18471/rbe.v38.52916

Edição

Seção

Artigo Original