AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ASMA EM SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52443

Resumo

Objetivo: estimar o nível de conhecimento sobre asma de servidores técnico-administrativos do curso de graduação e pós-graduação em Enfermagem de uma universidade pública em Salvador, Bahia. Método: estudo transversal, realizado com 18 servidores técnico-administrativos de uma universidade pública. A coleta de dados foi realizada mediante envio de e-mail com links do formulário no Google Forms, entre janeiro e maio de 2021. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva com uso do software SPSS, 28.0. Resultados: encontrou-se predominância do sexo feminino 77,8% (n=14), média de idade 42,11±10,98 anos. Verificou-se que 55,6% (n=10) da amostra apresentou conhecimento insatisfatório sobre asma na análise por domínio e pela média de acertos (X±DP=22,6±7,5 acertos). O tratamento da asma foi a temática mais desconhecida pela amostra (X±DP=2,77±1,73 acertos). Conclusão: o nível de conhecimento sobre asma dos servidores técnico-administrativos foi insatisfatório na maioria da amostra investigada.

Descritores: Asma. Conhecimento. Pessoal Administrativo. Universidades. Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Rocha Mendes da Cruz, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Estudante de graduação da escola de Enfermagem da UFBA. É Técnico em Enfermagem da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.  É Membro do grupo de pesquisa ATIVAR - Atenção interdisciplinar no cuidado às afecções respiratórias e gestão de serviços de DRC

Deyse Mocelin, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Graduação em Enfermagem em andamento desde 2018 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil. Atualmente no sétimo semestre. Cursou língua inglesa pelo Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI); foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq de Agosto/2020 a Julho/2021 no projeto de pesquisa Diagnóstico, subdiagnóstico e conhecimento sobre asma de servidores técnicos administrativos de uma Universidade Pública em Salvador-Bahia; monitora do componente Patologia Geral Aplicada à Enfermagem de Agosto a Dezembro de 2021; foi integrante do grupo de pesquisa ATIVAR - Atenção interdisciplinar no cuidado às afecções respiratórias e gestão de serviços de doenças respiratórias crônicas (Escola de Enfermagem da UFBA), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Básicas da Saúde com ênfase nas linhas de pesquisa sobre Insuficiência Cardíaca e Asma.

Bianca de Matos Magalhães, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2019), mestrado em Enfermagem e saúde pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFBA (2022). É Membro do grupo de pesquisa ATIVAR - Atenção interdisciplinar no cuidado às afecções respiratórias e gestão de serviços de DRC. Atualmente é enfermeira do Programa para o Controle da Asma na Bahia (ProAR), atuando na assistência ambulatorial a pessoa com asma grave e em pesquisa no Núcleo de Excelência em Asma da UFBA, com experiência em pesquisa clínica. Atua principalmente nos seguintes temas: Asma, educação em saúde, estudos de validação. 

Ana Carla Carvalho Coelho, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2010), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2010) e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é i) Professora Adjunta IV da Universidade Federal da Bahia; ii) Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde e iii) Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Escola de Enfermagem da UFBA. Atuou como Coordenadora do Colegiado de Graduação em Enfermagem (2017-2019) e foi representante titular da Escola de Enfermagem no Conselho Acadêmico de Ensino (CAE-UFBA) gestão 2018-2021. É vice líder do grupo de pesquisa ATIVAR - Atenção interdisciplinar no cuidado às afecções respiratórias e gestão de serviços de DRC. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, asma, educação em saúde e clínica médico-cirúrgica.

Carolina de Souza-Machado, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Enfermeira pela Universidade Católica do Salvador (2002). MBA Executivo em Saúde pela UCB e Atualiza; Mestrado e doutorado em Medicina e Saúde pela UFBA. Neuropsicopedagoga clinica e institucional pela FMEESP. Psicomotricista especialista (FMEESP). Especialista em análise comportamental aplicada (ABA) no TEA. Faz bacharelado em psicopedagogia na UNINTER e possui curso de Acompanhante terapêutica no modelo de intervenção precoce DENVER (pelo Instituto Farol), Acompanhante terapêutica ABA (Instituto neuro), Acompanhante escolar especializada (Instituto Neuro), ABA na educação, ABA no Transtorno do espectro autista (aplicadora), Intervenção precoce no modelo DENVER (Singular); ABA e estratégias Naturalistas (Singular) e é capacitada em avaliação e intervenção psicopedagógico clinica e institucional - aprofundamento de 650h (Instituto neuro) e capacitada em neuro desenvolvimento infantil,literatura infanto-juvenil e Contação de histórias. Atualmente é professora associada da Escola de Enfermagem da UFBA; Exerceu a coordenação do Comitê de ética em pesquisa EEUFBA de 2014 a 2016. Exerceu as coordenações do Núcleo Docente Estruturante da EEUFBA de 2012 a 2017. Exerceu o cargo de Direção da Unidade da EEUFBA (2017-2020). Na pós-graduação é docente permanente do Programa de pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PGENF- UFBA). Atua como vice-coordenadora do NDE (Núcleo docente estruturante) da EEUFBA. Colabora com o Núcleo de Atendimento Psicossocial e pedagógico da EEUFBA (NAPP), tendo sido uma das fundadoras durante a gestão da Unidade em 2017. Foi uma das fundadoras do ProAR (Programa para Controle da Asma na Bahia). É líder do grupo de pesquisa ATIVAR, registrado no CNPq desde 2008. Ademais, variados cursos de capacitação habilitação e especialização específicas na área de doencas respiratórias, epidemiologia, pesquisa clinica, clínica médica e desenvolvimento infantil tipico e atípico fazem parte de sua formação e estão relacionados no corpo do lattes. Ademais, cargos, experiências profissionais (na gestão, academia e hospitalar-ambulatorial), publicações e demais atividades relevantes compõem o corpo deste documento. 

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Cruz, A. P. R. M. da, Mocelin, D., Magalhães, B. de M., Coelho, A. C. C., & Souza-Machado, C. de . (2023). AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A ASMA EM SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.52443

Edição

Seção

Artigo Original