CUIDADO E CONFORTO NO PARTO: ESTUDOS NA ENFERMAGEM BRASILEIRA

Autores

  • Ariane Thaise Frello Universidade Federal de Santa Catarina
  • Telma Elisa Carraro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariely Carmelina Bernardi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i2.5093

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, Parto, Trabalho de Parto.

Resumo

 

Estudo de revisão teórica acerca dos artigos brasileiros de enfermagem sobre o cuidado e conforto durante o trabalho de parto e parto, com o objetivo de identificar os estudos de Enfermagem que abordam este tema, buscando destacar lacunas existentes na área. A busca em bases de dados Bireme e Portal de Revistas de Enfermagem por intermédio dos descritores Parto, Trabalho de Parto e Período Pós-Parto e dos títulos e resumos relacionados ao tema, delimitados ao período de 2000 a 2008, possibilitou a  identificação de 24 artigos. Para análise dos dados, foram estabelecidas as seguintes categorias:  Medicalização do Processo de Parto, Humanização dos Cuidados, Papel da Equipe de Saúde, Violência, Dor, Presença de Acompanhante e Cuidado e Conforto. Os resultados indicam a necessidade de estudos sob a perspectiva das mulheres que vivenciam o parto, a fim de aprimorar os cuidados a elas prestados. Concluiu-se que é necessário aprofundar o conhecimento a respeito do cuidado e do conforto prestados no processo do parto a partir da percepção de quem vivencia esse momento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Thaise Frello, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da UFSC. Bolsista Capes. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando e Confortando (C&C) no PEN/UFSC, Santa Catarina, Brasil.

Telma Elisa Carraro, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidando & Confortando.

Mariely Carmelina Bernardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Enfermagem Obstétrica. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidando e Confortando (C&C) no PEN-UFSC.

Publicado

2012-10-02

Como Citar

Frello, A. T., Carraro, T. E., & Bernardi, M. C. (2012). CUIDADO E CONFORTO NO PARTO: ESTUDOS NA ENFERMAGEM BRASILEIRA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(2). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i2.5093

Edição

Seção

Revisão