O CURRÍCULO DE ENFERMAGEM DA UFBA E O SUS

Autores

  • Zannis Benevides de Andrade
  • Heloniza Oliveira Gonçalves Costa UFBA

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.5003

Palavras-chave:

currículo de enfermagem, modelo assistencial, SUS

Resumo

A construção do Sistema Único de Saúde como proposto pelo movimento da Reforma Sanitária Brasileira implica em mudança do modelo médico-assistencial, até então hegemônico, para um modelo voltado para o enfrentamento dos problemas e atendimento das necessidades de saúde da população. Tais mudanças requerem novas práticas profissionais e processos de formação profissional direcionados para o novo modelo de atenção, o que levou à indagação sobre a direcionalidade do currículo da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Esse estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e a estrutura do currículo da EEUFBA, no período de 2002 a 2007. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantiqualitativa, assumindo como dimensões de análise o conteúdo curricular e a estrutura curricular. As fontes de dados foram as grades curriculares e as ementas das disciplinas do período considerado. Os achados permitem afirmar que, até o ano de 2007, a EEUFBA mantinha o conteúdo, a estrutura e a organização do seu currículo seguindo o modelo biologicista e centrado na doença, impedindo a compreensão do ser humano na sua integralidade, isto é, a direcionalidade do currículo é para a formação de profissionais para a reprodução do modelo médico assistencial hegemônico na saúde, contrariando, inclusive, as indicações das novas diretrizes curriculares.

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Biografia do Autor

Zannis Benevides de Andrade

Heloniza Oliveira Gonçalves Costa, UFBA

Publicado

2012-06-01

Como Citar

de Andrade, Z. B., & Costa, H. O. G. (2012). O CURRÍCULO DE ENFERMAGEM DA UFBA E O SUS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.5003

Edição

Seção

Artigo Original