ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA ENFERMEIRA: UMA DIMENSÃO VINCULADA AO SOFRIMENTO

Autores

  • Cristiane Magali Freitas dos Santos
  • Ângela Tamiko Sato Tahara

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4998

Palavras-chave:

Organização do trabalho, Enfermeiras, Sofrimento

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório, mediante revisão bibliográfica, que pretendeu apreender os fatores referidos como determinantes do sofrimento no trabalho da enfermeira, analisando-os na perspectiva dos pressupostos teóricos da psicodinâmica do trabalho. A análise revelou menor prevalência de estudos que relacionam o sofrimento no trabalho da enfermeira com fatores vinculados à organização do trabalho e predominância de estudos que vinculam o sofrimento a fatores pessoais, à natureza ou às condições em que o trabalho é executado. Conclui--se, na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, que existe convergência sobre a interação entre trabalho, fatores psicossociais e desgaste. Entretanto, ao se delimitar as estratégias de enfrentamento do sofrimento, observa-se a culpabilização e o comprometimento da enfermeira com qualidade de vida e trabalho e não se contempla o sofrimento modulado pela organização, numa perspectiva de intervenções dinâmico-interativas, em que a enfermeira seja percebida não como objeto, mas como sujeito do processo de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Magali Freitas dos Santos

Enfermeira do Trabalho; Mestranda em Enfermagem na área de Administração, Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ângela Tamiko Sato Tahara

PhD em Ciências da Saúde pela Universidade de Tókio, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Como Citar

Freitas dos Santos, C. M., & Tamiko Sato Tahara, Ângela. (2011). ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA ENFERMEIRA: UMA DIMENSÃO VINCULADA AO SOFRIMENTO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 22(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v22i1.4998