PERCEPÇÃO DE ENFERMEIRAS SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE COMO SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA HOSPITALIZADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49856

Resumo

Objetivo: identificar a percepção de enfermeiras que atuam em unidade pediátrica sobre medidas de segurança do paciente. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em um hospital público de Pernambuco, Brasil. Participaram seis enfermeiras atuantes na pediatria. A coleta de dados foi realizada entre novembro e fevereiro de 2021 mediante entrevistas semiestruturadas, a análise dos dados foi realizada por meio da investigação do conteúdo. Resultados: identificou-se três categorias a partir da análise dos resultados, sendo elas a percepção das enfermeiras sobre segurança do paciente, as barreiras de identificação do paciente na unidade pediátrica e a pulseiras de identificação: estratégia para mitigar erros na unidade pediátrica. Considerações Finais: foi possível perceber que as enfermeiras acreditam na importância da identificação dos pacientes como uma estratégia para minimizar a ocorrência de erros relacionados a medicamentos e enfatizam que esse ato proporciona uma segurança maior aos profissionais durante a execução dos procedimentos.

Descritores: Segurança do paciente. Enfermagem. Criança hospitalizada. Qualidade da assistência à saúde. Cultura Organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-07-26

Como Citar

Rocha Boaventura, V., Coelho Amestoy, S. ., Pretto Báo, A. C. ., Alves Lucena, M. G., da Rocha Virgens, I. ., Silva Carneiro de Souza, A. ., & Valesca de Menezes Lacerda, M. (2023). PERCEPÇÃO DE ENFERMEIRAS SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE COMO SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA A CRIANÇA HOSPITALIZADA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.49856

Edição

Seção

Artigo Original