FATORES CLÍNICOS E PREDITORES DO RESSECAMENTO OCULAR EM PACIENTES NO PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48606

Palavras-chave:

Diagnóstico de Enfermagem, Síndromes do olho seco, Saúde ocular, Centros Cirúrgicos, Período Pós-Operatório

Resumo

Objetivo: avaliar os fatores clínicos preditores para o ressecamento ocular e para o diagnóstico de enfermagem Risco de ressecamento ocular em pacientes no pós-operatório em Unidade de Recuperação Pós-Anestésica. Método: estudo transversal realizado entre maio e agosto de 2017. Amostra foi de 157 pacientes adultos submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e inferencial. Resultados: o diagnóstico clínico de ressecamento ocular prevaleceu em 85,35% dos pacientes, e o diagnóstico de enfermagem Risco de ressecamento ocular em 14,65%. Observou-se diferenças estatísticas entre a hiperemia, lacrimejamento excessivo e teste de Schirmer insuficiente com o diagnóstico de ressecamento ocular no olho direito e com o diagnóstico Risco de ressecamento ocular. No olho esquerdo o teste de Schirmer foi insuficiente. Conclusão: a hiperemia, o lacrimejamento excessivo e o teste de Schirmer insuficiente são fatores clínicos preditores relevantes no perioperatório para promover medidas preventivas e/ou detectar precocemente o ressecamento ocular.
Descritores: Diagnóstico de Enfermagem. Síndromes do Olho Seco. Saúde ocular. Centros Cirúrgicos. Período PósOperatório. Enfermagem Perioperatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raianny Alves Costa Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jéssica Naiara de Medeiros Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ana Paula Nunes de Lima Fernandes, Secretaria do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Rafael Fernandes da Secretaria do Estado do Rio Grande do Norte

Cyntia Leenara Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Enfermeiro. Doutor em Saúde e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Allyne Fortes Vitor, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará. Professora Associada II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Medeiros, R. A. C., Araújo, J. N. de M., Fernandes, A. P. N. de L. ., Borges, B. E. C., da Silva, C. L. B., Ferreira Júnior, M. A. ., & Vitor, A. F. (2023). FATORES CLÍNICOS E PREDITORES DO RESSECAMENTO OCULAR EM PACIENTES NO PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO . Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.48606

Edição

Seção

Artigo Original