SIGNIFICADOS DO LUTO PARA PESSOAS QUE ENFRENTARAM A MORTE DE UM FAMILIAR POR COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.47489

Resumo

Objetivo: compreender os significados do luto para as pessoas que enfrentaram a morte de um familiar devido a COVID-19. Método: estudo qualitativo, do tipo ação-participante, fundamentado nos pressupostos de Paulo Freire. Participaram 16 familiares, residentes no litoral de Santa Catarina, Brasil. Realizou-se um Círculo de Cultura de modo virtual, seguindo as etapas do Itinerário Freireano. Resultados: os participantes significaram que a vivência do luto do familiar, devido a COVID-19, tirou-lhes a oportunidade de se despedir do ente querido. A pandemia também lhes tirou o emprego, as aulas presenciais dos filhos, encontros, casamentos, abraços e sorrisos. Mas também significaram que trouxe aprendizado, com fortalecimento da espiritualidade e família. Conclusão: o significado do luto permeou inúmeras perdas, restringindo a vivência das etapas do luto. Contudo, houve maior busca pela espiritualidade e religião, com valorização da família e da vida.
Descritores: Coronavírus. Saúde da família. Morte. Luto. Espiritualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira, Especialista em Enfermagem na Saúde da Família, Especialista em Metodologia do Ensino da Música. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como bolsista CAPES. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), com atuação na coordenação e colaboração de projetos de pesquisa, extensão e cultura. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS) da UFFS e Membro do Laboratório de Pesquisa em Enfermagem e Promoção da Saúde (LAPEPS) da UFSC. Membro do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Enfermagem, membro do Comitê Assessor de Pesquisa e da editora da UFFS. Já foi Secretária Municipal de Saúde e já atuou como docente da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, populações vulneráveis, determinantes sociais de saúde, repercussões da COVID-19, educação e saúde, pesquisa ação participante, atenção primária à saúde, música como promotora da saúde, políticas públicas.

Crhis Netto de Brum, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS, 2007). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFSM/RS, 2013). Licenciada em Educação pelo Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM/RS, 2012). Doutora em Enfermagem (PPGENF/UFRGS/RS, 2017). Pós-doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ/SC, 2021). Pós-doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC, 2021). Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó (UFFS/SC). Possuí liderança compartilhada do Grupo de estudo e pesquisa sobre evidências do cuidado à saúde em pediatria e hebiatria (GEPE-CPDH). Atua nos seguintes temas: pediatria e hebiatria com ênfase na prática baseada em evidência.

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Tem experiência profissional na área da Enfermagem com ênfase em Centro Cirúrgico. Trabalha com pesquisas de cunho quantitativo e Prática Baseada em Evidências, principalmente relacionada as Condições Crônicas de Saúde e Envelhecimento, Trabalho em Saúde e Condições Psicossociais. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Interdisciplinaridade Baseado em Evidências (GP - EVIDÊNCIAS).

Leoni Terezinha Zenevicz, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (1991), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2003) e Doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUC(2009). Pós doutora pela Universidade Federal de Pelotas UFPEL, departamento de Enfermagem (2020-2021). Atualmente é professora adjunta I da Universidade Federal da Fronteira Sul - (UFFS) , atuando na Enfermagem na Disciplina de Assistência de Enfermagem ao Adulto e ao Idoso em Ambiente Hospitalar. Coordenadora do Projeto LUZES - Cuidados Paliativos e Espiritualidade: linhas Entrelaçadas no Cuidado ao Paciente Oncológico, Familiares e Equipe. Tem experiência em enfermagem e desenvolve pesquisas e palestras/ oficinas principalmente nos seguintes temas; cuidado humanizado em enfermagem, espiritualidade no envelhecimento e workshop de espiritualidade no cotidiano e cuidados paliativos.

Eleine Maestri, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), título obtido em 2016. Mestre em Enfermagem - área de concentração: Filosofia, Sociedade e Saúde pela UFSC (2008). Graduada em Enfermagem pela UFSC (1998). Especialização em Enfermagem Obstétrica na UFSC (2000), Especialização em Formação Pedagógica na Área da Saúde: Enfermagem na FioCruz (2003), Especialização de Enfermagem em Terapia Intensiva e Emergência na UNISUL (2007). Possui experiência em Clínica Cirúrgica, Centro Cirúrgico, Clínica Médica, Unidade Coronariana, Hemodinâmica e Unidade de Terapia Intensiva. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, desenvolvendo suas atividades docentes de ensino, pesquisa e extensão com ênfase no Cuidado ao Adulto, Educação e Formação Profissional na Saúde, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Segurança do Paciente, Humanização e Acolhimento, Processo de Morte e Morrer. Desenvolveu cargo de gestão na coordenação do curso de Enfermagem de julho de 2017 a maio de 2019. Diretora de Organização Pedagógica da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Lélio José Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Teólogo, graduado pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Bacharel em Direito, graduado pela Universidade São Marcos (2012). Cursando Licenciatura em Filosofia na Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Gestão Mercadológica - Marketing pela Universidade Ibirapuera (2007). Ex-Oficial do Exército Brasileiro, atingindo o posto de 1º Tenente. Atuação como Guarda Municipal em Diadema, São Paulo, desenvolvendo programas de prevenção contra o uso e abuso de drogas junto as escolas. Pastor Auxiliar da Igreja Batista em Vila Gerte em São Caetano do Sul, São Paulo. Servidor Público com atuação no Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Chapecó, desempenhando a função de Assessor da Direção Geral e atualmente na Coordenadoria de Infraestrutura e Manutenção.

Publicado

2022-11-21

Como Citar

Barros de Souza, J. ., Netto de Brum, C., Spiegelberg Zuge, S., Terezinha Zenevicz, L., Maestri, E., Lima, L. J., & Beckert, R. (2022). SIGNIFICADOS DO LUTO PARA PESSOAS QUE ENFRENTARAM A MORTE DE UM FAMILIAR POR COVID-19. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.47489

Edição

Seção

Artigo Original