TRANSIÇÃO DO CUIDADO DA PESSOA COM DOENÇA CRÔNICA NA ALTA HOSPITALAR: PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v37.47254

Palavras-chave:

Enfermagem, Continuidade da Assistência ao Paciente, Cuidados de Enfermagem, Doença Crônica, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: compreender a perspectiva de enfermeiros sobre a transição do cuidado da pessoa com doença crônica não transmissível do hospital para o domicílio. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo. O cenário do estudo foi um Hospital Universitário no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas com 28 enfermeiros assistenciais e gestores, entre julho de 2018 a maio de 2019, em que foram feitas as análises pelas temáticas. Resultados: Os enfermeiros apontam algumas estratégias de transição do cuidado, como a inclusão do cuidador nas orientações e o contato telefônico. Indicam, ainda, a necessidade de reconhWecimento da rede de saúde pelos profissionais e o desafio da articulação entre diferentes serviços. Considerações finais: a transição do cuidado extrapola a lógica reducionista de simples orientação individualizada para alta hospitalar. O enfermeiro pode protagonizar a mudança e promover a consolidação de práticas seguras e qualificadas, devido sua inserção nos diversos cenários de atenção à saúde.
Descritores: Enfermagem. Continuidade da Assistência ao Paciente. Cuidados de Enfermagem. Doença Crônica. Sistema Único de Saúde. Cuidado Transicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Lanzoni, G. M. de M. ., Goularte, A. F. ., Miotelo, M. ., Peiter, C. C., Koerich, C. ., & Wachholz, L. F. . (2023). TRANSIÇÃO DO CUIDADO DA PESSOA COM DOENÇA CRÔNICA NA ALTA HOSPITALAR: PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 37. https://doi.org/10.18471/rbe.v37.47254

Edição

Seção

Artigo Original