PENSAR E FAZER NA ENFERMAGEM: A INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA AMPLIADA

Autores

  • Rúbia Mara Maia Feitosa Universidade Potiguar
  • Deivson Wendell da Costa Lima Universidade Potiguar
  • Arisa Nara Saldanha de Almeida Universidade Potiguar
  • Lia Carneiro Silveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4718

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca da construção da autonomia dos discentes no processo de ensino-aprendizagem a partir do Projeto Interdisciplinar, sob as concepções da Clínica Ampliada. São realizados alguns apontamentos acerca das metodologias ativas utilizadas no processo ensinar-aprender e, seqüencialmente, a descrição sobre a construção, de que forma e como foi desenvolvido o Projeto Interdisciplinar. Trata-se de um relato de experiência de um grupo de docentes do 6º período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Potiguar – UnP, Campus Mossoró/RN. O Projeto Interdisciplinar ultrapassou as barreiras de um processo avaliativo tradicional, pois a interdisciplinaridade propôs movimento de (re)construção dos saberes, permitindo que os discentes de enfermagem compreendessem que a clínica ampliada torna-se um instrumento imprescindível para despertar reflexões valiosas e operacionalizar mudanças significativas sobre os impasses que os profissionais de saúde e os usuários vivenciam no cotidiano de suas relações.

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Biografia do Autor

Rúbia Mara Maia Feitosa, Universidade Potiguar

Deivson Wendell da Costa Lima, Universidade Potiguar

Arisa Nara Saldanha de Almeida, Universidade Potiguar

Lia Carneiro Silveira, Universidade Estadual do Ceará

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Feitosa, R. M. M., Lima, D. W. da C., Almeida, A. N. S. de, & Silveira, L. C. (2012). PENSAR E FAZER NA ENFERMAGEM: A INTERDISCIPLINARIDADE NA PERSPECTIVA DA CLÍNICA AMPLIADA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 25(1). https://doi.org/10.18471/rbe.v25i1.4718

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso