APOIO SOCIAL PARA O ALEITAMENTO MATERNO: PERCEPÇÃO DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS TARDIOS

Autores

  • Caroline Sissy Tronco Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Ana Lucia de Lourenzi Bonilha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jessica Teles Schlemmer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.46643

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Rede Social, Recém-nascido Prematuro, Pesquisa Qualitativa, Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender a função do apoio social recebido pelas mães de recém-nascidos prematuros tardios para o aleitamento materno. Método: estudo qualitativo desenvolvido por meio de entrevistas em profundidade com 15 mães, no Sul do Brasil. Os dados foram tratados por análise teórica e ancorados no referencial teórico de Rede Social de Sanicola. Resultados: as fontes de apoio da rede primária foram membros do núcleo familiar e da rede secundária, os profissionais, agentes de saúde e membros da comunidade. Funções da rede: apoio material para os afazeres domésticos e cuidados com as demandas específicas do bebê; apoio afetivo; e informativo: manejo do aleitamento materno e intercorrências. Houve ausência de apoio às mães no domicílio pelos profissionais de saúde. Considerações finais: o apoio social recebido pelas mães de recém-nascidos prematuros tardios não incluiu a rede primária na demanda de cuidados multiprofissionais, para atender as demandas de um bebê com especificidades.
Descritores: Aleitamento Materno. Rede Social. Recém-Nascido Prematuro. Pesquisa Qualitativa. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia de Lourenzi Bonilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular. Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1997). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: parto, enfermagem, cuidado pre-natal, gravidez e aleitamento materno.

Jessica Teles Schlemmer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira Graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-infantil da Escola de Enfermagem da UFRGS. Possui mestrado e doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da UFRGS (PPGenf). Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Sociedade Educacional de Três de Maio (SETREM). Integrante do GEMBE (Grupo de Estudos da Saúde da Mulher e do Bebê) na Escola de Enfermagem da UFRGS. Membro da Diretoria ABENFO-RS/Gestão 2018-2020.

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria

Estágio Pós-doutoral no GP-CRIANES do NUPESC/EEAN (UFRJ/RJ, 2019). Doutorado pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ, 2008). Mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS, 2003). Especialista em Enfermagem Pediátrica. Especialista em Saúde do Adolescente. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS, 2001). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Enfermagem (DEnf/UFSM/RS), exercendo a docência nos Cursos de Graduação e Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Prática Baseada em Evidências e Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV; saúde da criança; saúde do adolescente; segurança alimentar e nutricional, especialmente no cenário da Atenção Primária a Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado às pessoas família e sociedade (PEFAS-UFSM/RS) Coordenadora do Programa Aids, Educação e Cidadania (UFSM/RS) que inclui projetos de ensino, pesquisa e extensão. Editora chefe da Revista de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - REUFSM Coordenadora da Red ENSI - Pólo Estadual Rio Grande do Sul (RS/BR). Membro do Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Informado por Evidências: Centro de Excelência do JBI. Professora certificada para ministrar o Curso Comprehensive Systematic Review Training no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), Mestrado em Assistência em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ (2006) e Estágio Pós-doutoral no GP-Qualidade da assistência à saúde da mulher (2018) na EEAN/UFRJ. Atualmente é bolsista produtividade PQ1C/CNPq e Professor Associado (nível 4) da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua como Docente desde 1996. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas e na Prática Baseada em Evidências (PBE), nos temas: HIV, violência contra as mulheres e saúde da mulher e amamentação. Na gestão acadêmica atuou na Chefia de Departamento (2002-2004) e como Coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem Mestrado/Doutorado (em duas gestões 2011/2015). Tem a Coordenação compartilhada do Programa Aids, Educação e Cidadania (1998), com ações extensionistas no âmbito do HU e comunidade. Membro do GP Cuidado a Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade - CNPq (líder 1998-2018). Atua como editora associada em periódico nacional, parecerista ad hoc para projetos de pesquisa de agências de fomento, revisora de periódicos nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas orientadas pelo Modelo Teórico da Tradução do Conhecimento à ação (Knowledge to action) as quais participa e/ou coordena no GP e/ou em rede, em que há financiamento de agências públicas como CNPq.

Publicado

2022-03-04

Como Citar

Tronco, C. S., de Lourenzi Bonilha, A. L., Teles Schlemmer, J., Cardoso de Paula, C., & de Mello Padoin, S. M. (2022). APOIO SOCIAL PARA O ALEITAMENTO MATERNO: PERCEPÇÃO DAS MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS TARDIOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.46643

Edição

Seção

Artigo Original