PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E CONDIÇÕES DE SAÚDE EM IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Evanilza Maria Marcelino Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Priscilla Maria de Castro Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Fabíola de Araújo Leite Medeiros3 Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB (UEPB)
  • Josefa Raquel Luciano da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Ricardo Alves de Olinda Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB (UEPB)
  • Ana Cláudia Torres de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande - PB (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.45832

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Envelhecimento, Depressão, Epidemiologia, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a prevalência de sintomas depressivos e as condições de saúde em idosos atendidos na Atenção Primária à Saúde. Método: pesquisa observacional do tipo transversal, de abordagem quantitativa, realizada com 130 idosos de um município brasileiro. Coleta de dados ocorreu entre novembro de 2019 e março de 2020, utilizando Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15) e questionário, contemplando dados sociodemográficos. Resultados: prevalência de sintomas depressivos presentes em 78 idosos (63,1%). As variáveis independentes associadas foram: sexo feminino, idade entre 60 e 69 anos, renda mensal de 1 a 3 salários-mínimos, maior que nove anos de escolaridade, domínio mental e físico com risco, com mais de três doenças autorreferidas e mais de cinco medicamentos utilizados. Conclusão: a alta prevalência de sintomas depressivos na população idosa estudada requer investimento em ações de prevenção, atentando para a necessidade de práticas que promovam o envelhecimento ativo e a satisfação com a vida.
Descritores: Saúde do Idoso. Envelhecimento. Depressão. Atenção Primária à Saúde. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilza Maria Marcelino, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2020). Atualmente, Enfermeira na Unidade Materno Infantil Integrada no munícipio de Equador-RN. Especializando-se na pós-graduação em Estratégia de Saúde da Família pela Faculdade FAVENI. Especializando-se em Urgência, Emergências e UTI pela CISCE-PB. Ex-Integrante do Programa de Educação Tutorial em Fitoterapia Conexões e Saberes (2017). Ex-monitora da disciplina em Saúde do Idoso pela Universidade Federal de Campina Grande - PB (2019).

Priscilla Maria de Castro Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora Adjunta III e Coordenadora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (CCBS/UFCG). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós - Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Mestre em Enfermagem pelo PPGENF/UFPB. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela FIP. Bacharela e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É Terapeuta Comunitária e desenvolve TCI nos diferentes contextos populacionais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Comunitária e Mental, de Saúde Mental e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental Comunitária do PPGENF/UFPB e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva do CCBS/UFCG.

Fabíola de Araújo Leite Medeiros3, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB (UEPB)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Doutora com Estágio Pós-doutoral em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Atualmente é docente da Universidade Estadual da Paraíba e trabalha como professora efetiva do Departamento de Enfermagem, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto-sensu em Psicologia da Saúde e professora colaboradora da Universidade Aberta à Maturidade. Atual Coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem da UEPB. Pesquisadora na área de saúde, dentre as linhas de pesquisa: Cuidado em Saúde e Enfermagem e Processos Psicossociais da Saúde. Atua com experiência nos temas: Envelhecimento humano, Modelos de Atenção à Saúde, Humanização da Assistência, Processo de Enfermagem, Doenças Crônicas não Transmissíveis, Práticas Integrativas Complementares e Cuidados Paliativos, com ênfase na saúde do adulto e do idoso. Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cuidado do Idoso e Processo de Enfermagem (GEPCIPE).

Josefa Raquel Luciano da Silva , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família pelo Fundo Municipal de Jaboatão dos Guararapes - PE. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem e do NUPESC - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva. Integrou do Programa de Educação Tutorial/ Conexões de Saberes: FITOTERAPIA: Do Conhecimento Popular à Comprovação Científica.

Ricardo Alves de Olinda, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande – PB (UEPB)

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2008) e doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (2012). Atualmente é professor associado do Departamento de Estatística, professor do quadro permanente do Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba, professor do quadro permanente do Mestrado em Gestão e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Câmpus de Rondonópolis, foi membro do Grupo de Estudos em Seguros e Riscos GESER da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, atuou no núcleo de modelagem quantitativa. Revisor dos periódicos: Revista Ciência Agronômica (UFC. On-line), Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), Revista Agroambiente (UFRR. On-line), Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (RBPV), Revista Ciência e Natura, Revista Principia e Revista Brasileira de Biometria (RBB). Líder do grupo de pesquisa estatística aplicada e computacional da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada, atuando principalmente nos temas de estatística espacial, extremos espaciais, teoria de valores extremos, planejamento e análise estatística de experimentos e estatística multivariada

Ana Cláudia Torres de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande - PB (UFCG)

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2008), Mestrado (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB) com realização de Mestrado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo pelo Projeto PROCAD da UFPB/EERP-USP. Possui Doutorado (2014) na Área de concentração: Cuidado em Enfermagem e saúde. Realizou Estágio Pós-Doutoral no PPGENF/UFPB no período (2014-2016), como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), atuando como docente colaboradora do PPGENF/UFPB. É professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e membro do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Enfermagem NUPESEN/UFCG e do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva NUPESC/UFCG. Atua como membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica - DCEG da ABEn PB e no Banco de Avaliadores (BASis) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) selecionado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC. É Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Enfermagem - UAENF/CCBS/UFCG, Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Conselheira Titular da Câmera Superior de Pós-Graduação da UFCG. Tem experiência na área de ensino e pesquisa na Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de enfermagem, sistemas de classificação em enfermagem, estudos de validação, Sistematização da Assistência de Enfermagem, processo de envelhecimento e saúde do idoso.

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Maria Marcelino, E., Maria de Castro Silva, P. ., de Araújo Leite Medeiros3, F., Raquel Luciano da Silva , J. ., Alves de Olinda, R. ., & Cláudia Torres de Medeiros, A. . (2021). PREVALÊNCIA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E CONDIÇÕES DE SAÚDE EM IDOSOS ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.45832

Edição

Seção

Artigo Original