CARACTERIZAÇÃO DE COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA DE UM MUNICÍPIO BAIANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.45319

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil dos Comitês de Ética em Pesquisa de um município baiano. Método: estudo de abordagem quantitativa, com análise descritiva dos resultados, realizado em cinco Comitês de Ética em Pesquisa. A coleta de dados deu-se por questionário autoaplicado na Plataforma Google Forms. Resultados: evidenciou-se maioria de membros do gênero masculino, com curso de pós-graduação stricto sensu, ingresso por convite e capacitação prévia para atuarem nos Comitês. Foram implantados há mais de 8 anos; composição varia de 8 a 25 membros efetivos; predomina a utilização da página eletrônica no processo comunicativo. Os projetos avaliados são multidisciplinares, distribuídos para apreciação considerando a área de formação, perfil e expertise do membro. Conclusão: os Comitês de Ética em Pesquisa estudados atuavam há mais de oito anos, o que demonstra experiência consolidada em pesquisa. A recondução do mandato contribui para o aprofundamento das discussões, capacitação de novos membros e fortalecimento do sistema CEP/CONEP.

Descritores: Comitês de Ética em Pesquisa. Ética em Pesquisa. Revisão Ética. Humanos. Bioética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosinete Souza Barata, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Enfermagem, Bacharel em Direito. Mestra em Enfermagem e Saúde e Especialista em Enfermagem Intensivista e Direito do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia. Experiência em terapia intensiva e advocacia área Cívil.

Karla Ferraz dos Anjos, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutorado em Enfermagem e Saúde. Professora da Unime.

Alciene Pereira da Silva, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Meio Ambiente. Doutoranda em Enfermagem e Saúde no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde.

Julia Barbosa de Magalhães, Universidade Federal da Bahia

Graduação em Enfermagem.

Darci de Oliveira Santa Rosa, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado em Bioética. Docente do Programa de Pós-Graduação.

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Barata, R. S., Anjos, K. F. dos, da Silva, A. P., de Magalhães, J. B., & Santa Rosa, D. de O. (2021). CARACTERIZAÇÃO DE COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA DE UM MUNICÍPIO BAIANO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.45319

Edição

Seção

Artigo Original