QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44314

Resumo

Objetivo: analisar a qualidade de vida (QV) de idosos em tratamento em um centro de hemodiálise em [a informação será inserida após a aprovação]. Metodologia: estudo quantitativo com 35 idosos, a maioria homens com idades entre 60 e 69 anos, pardos, casados, com ensino fundamental incompleto e renda mensal de um salário mínimo. Aplicaram-se instrumentos para caracterização sociodemográfica e avaliação de condições de saúde – Kidney Disease and Quality-of-Life Short-Form (KDQOL-SF™). Resultados: 51,43% dos respondentes avaliaram positivamente a sua saúde e 77,14% referiram possuir dificuldade em realizar atividades que exigem maior esforço físico. As alterações observadas em decorrência do tratamento limitaram a realização de atividades básicas e instrumentais. Esses achados são apoiados pela literatura. Em contrapartida, não foram identificadas alterações significativas no sono. Conclusão: os resultados satisfatórios nas variáveis de estímulo da equipe de diálise, função social, estado geral de saúde e qualidade do sono contribuíram para a QV da população estudada.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karolina Silva Rodrigues, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil.

Grasiele Cristina Lucietto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Enfermeira. Mestre. Docente assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. Doutoranda no Programa Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto.

Juliana Fernandes Cabral, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Enfermeira. Mestre. Docente assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, São Paulo

Psicólogo. Doutor. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Publicado

2022-07-12

Como Citar

Rodrigues, A. K. S., Lucietto, G. C., Cabral, J. F., & Scorsolini-Comin, F. (2022). QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.44314

Edição

Seção

Artigo Original