CONHECIMENTO TEÓRICO DE GRADUANDOS SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43704Resumo
Objetivo: identificar o conhecimento teórico de graduandos de cursos que não são da saúde sobre parada cardiorrespiratória no suporte básico de vida. Método: pesquisa descritiva e exploratória de natureza quantitativa realizada com graduandos de universidade pública localizada no Noroeste do Paraná, em 2019. Para coleta dos dados, utilizou-se questionário, contendo caracterização do sujeito e dez questões referentes ao reconhecimento e atendimento de situações de parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. Os dados foram tabulados e analisados. Resultados: não se consideraram aptos para atendimento de evento de parada cardiorrespiratória 94,0% dos participantes; 92,6% não sabiam detectar essa condição; e 95,5% não souberam qual conduta adotar. Conclusão: o conhecimento teórico de graduandos de cursos que não são da saúde sobre parada cardiorrespiratória foi insuficiente e é necessário treinamento para leigos em situações de emergência, para que o atendimento seja iniciado correta e imediatamente, sem postergar acionamento de serviço médico de emergência.
Descritores: Conhecimento. Parada Cardíaca. Reanimação Cardiopulmonar. Emergências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).