CONHECIMENTO TEÓRICO DE GRADUANDOS SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43704

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento teórico de graduandos de cursos que não são da saúde sobre parada cardiorrespiratória no suporte básico de vida. Método: pesquisa descritiva e exploratória de natureza quantitativa realizada com graduandos de universidade pública localizada no Noroeste do Paraná, em 2019. Para coleta dos dados, utilizou-se questionário, contendo caracterização do sujeito e dez questões referentes ao reconhecimento e atendimento de situações de parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. Os dados foram tabulados e analisados. Resultados: não se consideraram aptos para atendimento de evento de parada cardiorrespiratória 94,0% dos participantes; 92,6% não sabiam detectar essa condição; e 95,5% não souberam qual conduta adotar. Conclusão: o conhecimento teórico de graduandos de cursos que não são da saúde sobre parada cardiorrespiratória foi insuficiente e é necessário treinamento para leigos em situações de emergência, para que o atendimento seja iniciado correta e imediatamente, sem postergar acionamento de serviço médico de emergência.

Descritores: Conhecimento. Parada Cardíaca. Reanimação Cardiopulmonar. Emergências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Cordeiro Zago, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2015-2018). Coordenadora Administrativa e Bolsista no Programa Institucional de Bolsas para Extensão Universitária PIBEX (EDITAL Nº. 025/2017) (2017-2018). Aluna de Projeto de Iniciação Científica pela UNESPAR (Edital n. 17/2016 PRPPG/Unespar) (2017-2018). Aluna do Grupo de Pesquisa Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual de Maringá - UEM (2018). Participante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde (NEPEMAAS). Capacitada em Execução de Testes Rápidos fornecido pela 14ª Regional de Saúde do Estado do Paraná /SESA. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Maringá - UEM (2019-2021), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Muriel Fernanda de Lima, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atua nas seguintes temáticas: Simulação Realística, Fundamentos de Enfermagem, Doenças crônicas, Urgência e Emergência, Saúde da Criança. Experiência como enfermeira do Pronto Atendimento e Emergência do Hospital Universitário de Maringá (2013-2016), enfermeira do Advanced Trauma Life Support (ATLS) núcleo Maringá/Pr (2014-2017); enfermeira do setor de pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Maringá (2015); Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades Alvorada no município de Maringá (2015); Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) (2017 - 2019), Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2019 - atual), Docente do Centro de Simulação do Curso de Medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão – PR.

Jean Carlos Ferreira, Universidade Estadual do Paraná

Enfermeiro pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR campus Paranavaí (2019).

Jorseli Angela Henriques Coimbra, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1984), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (1999), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2004) Especialização em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2007) Especialização em Viabilidade Tecidual e tratamento de feridas (2012). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: Segurança do Paciente; Erro na Medicação; Bioética; Urgência e Emergência; Ensino na Enfermagem; Viabilidade Tecidual e Tratamento de Feridas.

Lucas Vinícius de Lima, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Acadêmico do terceiro ano de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem do Departamento de Enfermagem (DEN/UEM). Atualmente participa de um Projeto de Extensão onde atende pacientes portadores de feridas no Ambulatório do Hospital Universitário de Maringá (HUM/UEM), de um Projeto de Ensino pelo qual acompanha docentes durante o plantão no Hospital Universitário de Maringá (HUM/UEM) e desenvolve um Projeto de Pesquisa do tipo Iniciação Científica (PIC) na área enfermagem em doenças transmissíveis com ênfase em infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Carlos Alexandre Molena Fernandes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Especialização em Promoção à Saúde do Homem (2004), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Docente Adjunto C da UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí). Atualmente é professor permanente no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado em Enfermagem) da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Ministra as Disciplinas de Fisiologia do Exercício; Nutrição Esportiva; Epidemiologia, Bioestatística e Prevenção e Tratamento não Farmacológico das Doenças Crônicas. Líder do Grupo de Pesquisa NEPEMAAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção à Saúde do Homem, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, Produtos Naturais, Doenças Crônicas (Diabetes, Hipertensão, Obesidade e Síndrome Metabólica), Atividade física e Saúde e Fisiologia do Exercício.

Publicado

2021-10-05

Como Citar

Cordeiro Zago, M. G., de Lima, M. F., Ferreira, J. C., Henriques Coimbra, J. A., de Lima, L. V., & Molena Fernandes, C. A. (2021). CONHECIMENTO TEÓRICO DE GRADUANDOS SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NO SUPORTE BÁSICO DE VIDA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43704

Edição

Seção

Artigo Original