CORRELAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA DO PESCOÇO COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43584

Resumo

Objetivo: investigar a correlação da circunferência do pescoço com outros parâmetros antropométricos, com a pressão arterial, com a glicemia capilar e com fatores de risco modificáveis e não modificáveis presentes. Método: estudo transversal descritivo, com pacientes de uma policlínica, mediante aplicação de questionário semiestruturado. Circunferência do pescoço aferida considerando posição natural da cabeça, entre ponto médio cervical e do pescoço anterior. Risco cardiovascular determinado pela medida da circunferência abdominal e pelos fatores de risco modificáveis ou não modificáveis. Resultados: encontradas correlações positivas entre circunferência do pescoço e índice de massa muscular, circunferência abdominal, pressão arterial sistólica, glicemia capilar e idade, além de ter sido identificado alto risco cardiovascular na maioria dos participantes do sexo masculino, com tendência de medida ser maior em indivíduos com hipertensão, diabetes e dislipidemias. Conclusão: circunferência do pescoço correlacionou-se significativamente com índice de massa corpórea, circunferência abdominal, pressão sistólica, glicemia capilar e idade.

Descritores: Doenças Cardiovasculares. Obesidade. Antropometria. Pescoço. Fatores de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Castaman dos Santos, Centro Universitário do Vale do Ribeira

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Vale do Ribeira (UNIVR). Cursando residência em Enfermagem em Cardiologia pelo Hospital Sírio Libanês de São Paulo, Brasil.

Gabriela Fulan e Silva, Centro Universitário do Vale do Ribeira

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1999). Especializada em Cardiologia (UNESP) e Nefrologia (UNIFESP) e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo- USP (2011). Professora Titular do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário do Vale do Ribeira desde 2015.

Publicado

2021-08-26

Como Citar

Castaman dos Santos, N., & Fulan e Silva, G. (2021). CORRELAÇÃO DA CIRCUNFERÊNCIA DO PESCOÇO COM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43584

Edição

Seção

Artigo Original