CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: ESTUDO TRANSVERSAL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v35.43160Resumo
Objetivo: avaliar o conhecimento de estudantes de enfermagem sobre o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória. Método: estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado com 136 acadêmicos do curso de enfermagem de uma instituição de ensino superior. Os dados foram coletados por meio de instrumento semiestruturado. A análise efetivou-se por meio da estatística descritiva e inferencial. Resultados: os discentes que se autoavaliaram positivamente, mostraram um bom nível de conhecimento sobre a temática (r=0,29; p=0,001), assim como aqueles que haviam cursado a disciplina de primeiros socorros em períodos anteriores (p=0,012). As questões nas quais obtiveram erro foram aquelas a respeito das vias de administração da droga e suporte ventilatório em pacientes não intubados. Conclusão: os discentes de enfermagem demonstraram um nível adequado de compreensão dos protocolos sobre o atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória e possuíam arcabouço teórico obtido na disciplina de primeiros socorros, bem como em cursos de aperfeiçoamento.
Descritores: Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Conhecimento. Parada Cardíaca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).