IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43048

Resumo

Objetivo: descrever a implantação do Processo de Enfermagem em uma unidade de cuidados intermediários. Método: pesquisa-ação realizada em hospital público de ensino de dezembro de 2019 a março de 2020, contando com quatro capacitações sobre Processo de Enfermagem e Teorias de Enfermagem; apresentação dos instrumentos do Processo de Enfermagem, implantação e acompanhamento. Alterações sugeridas pelos enfermeiros ocorreram mediante observação participante e diário de campo nas visitas in loco. Resultados: relatadas dificuldades no preenchimento inicial dos instrumentos; inexperiência prática; falta de tempo e sobrecarga de trabalho. Os benefícios mencionados foram relacionados à formatação clara e ordenada dos instrumentos; facilidade na aplicação das etapas e segurança na prática assistencial. Conclusão: a implantação do Processo de Enfermagem no setor ocorreu após a identificação do conhecimento prévio da equipe de Enfermagem, seguida do levantamento do perfil de pacientes, criação dos instrumentos, realização de educação permanente dos profissionais, aplicação e acompanhamento no uso dos instrumentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daislan Carvalho, Universidade de Pernambuco

Graduado em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco

Doutora em Inovação Terapêutica (UFPE). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Gerlene Grudka Lira, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde (UFPE). Professora Assistente da Universidade de Pernambuco. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Nêmora Lígia de Sousa Santana, Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas (UNIVASF). Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Giselle Karine Muniz de Melo, Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira. Especialista em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Urgência e Emergência (FIOCRUZ). Enfermeira Assistencial e membro da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem e do Comitê de Ética de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Rita de Kacia de Sousa, Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeira. Especialista em Obstetrícia (UECE). Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Rachel Mola, Universidade de Pernambuco

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UPE/UEPB). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Carvalho, D., Fernandes, F. E. C. V., Lira, G. G., Santana, N. L. de S., Melo, G. K. M. de, Sousa, R. de K. de, & Mola, R. (2021). IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 36. https://doi.org/10.18471/rbe.v36.43048

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso