TRABALHAR COM IDOSOS: FATORES ASSOCIADOS AO INTERESSE DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO BRASIL E CHILE

Autores

  • Rosana Maria Barreto Colichi UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA" JULIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP
  • Andres Eduardo Jimenez Figueroa Facultad de Psicología, Universidad de Talca, Talca, Chile
  • Verónica Gómez Urrutia Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades da Universidad Autónoma de Chile.
  • HÉLIO RUBENS DE Carvalho Nunes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Botucatu, SP, Brasil.
  • Silvana Andrea Molina Lima Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Botucatu, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42429

Resumo

Objetivo: identificar fatores associados ao interesse em trabalhar com idosos como futuro mercado de trabalho entre estudantes de enfermagem do Brasil e do Chile. Método: estudo transversal analítico, realizado entre março e setembro de 2018, incluindo 885 estudantes de enfermagem. Utilizou-se formulário com informações sociodemográficas, relacionadas à família e áreas de atuação e o Inventário de Percepção de Suporte Familiar. A análise estatística incluiu associações bivariadas e modelos de regressão logística múltipla. Resultados: 27,5% dos estudantes consideraram trabalhar com idosos como possível atuação profissional, sem associação com variáveis familiares. Verificaram-se associações positivas entre aqueles que cursavam em instituições públicas e citavam trabalhar com crianças e associações negativas entre alunos mais velhos. Conclusão: para a maioria dos estudantes de enfermagem do Brasil e do Chile, o trabalho com idosos não era considerado como possibilidade de atuação profissional; essa possibilidade era menor entre os alunos mais velhos e maior entre alunos de instituições públicas.

Descritores: Envelhecimento. Estudantes de Enfermagem. Educação em Enfermagem. Mercado de Trabalho. Intenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Maria Barreto Colichi, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA" JULIO DE MESQUITA FILHO" - UNESP

Administradora. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Botucatu, SP, Brasil.

Andres Eduardo Jimenez Figueroa, Facultad de Psicología, Universidad de Talca, Talca, Chile

Psicólogo Organizacional. Mestre em Administración y Dirección de Recursos Humanos. Doutor em Administración de Empresas. Mestre em Administración y Dirección de Recursos Humanos. Docente da Facultad de Psicología, Universidad de Talca, Talca, Chile.

Verónica Gómez Urrutia, Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades da Universidad Autónoma de Chile.

Jornalista, mestre  em  Ciência  Política. Doutora em Sociologia e Estudos de Gênero.  Docente e pesquisadora da Facultad de Ciencias Sociales y Humanidades da  Universidad Autónoma de Chile.

HÉLIO RUBENS DE Carvalho Nunes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Botucatu, SP, Brasil.

Estatístico, Doutor em Saúde Coletiva,  Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Botucatu, SP, Brasil. 

Silvana Andrea Molina Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Botucatu, SP, Brasil.

Enfermeira, Doutora em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Botucatu, SP, Brasil. 

 

Publicado

2021-04-13

Como Citar

Colichi, R. M. B., Jimenez Figueroa, A. E., Gómez Urrutia, V., Carvalho Nunes, H. R. D., & Molina Lima, S. A. (2021). TRABALHAR COM IDOSOS: FATORES ASSOCIADOS AO INTERESSE DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NO BRASIL E CHILE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42429

Edição

Seção

Artigo Original