ESTADO DE SAÚDE E REPRESENTAÇÕES SOBRE A DOENÇA NA PERSPECTIVA DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42071

Resumo

Objetivo: avaliar o estado de saúde e suas dimensões em pacientes com Diabetes Mellitus, atendidos em um hospital de ensino, à luz do Modelo do Senso Comum. Método: estudo descritivo, com análise qualitativa dos dados. Participaram 20 pacientes hospitalizados e em atendimento ambulatorial. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e interpretados segundo os conceitos do Modelo do Senso Comum. Resultados: os discursos foram categorizados de acordo com a identidade da doença e suas concepções; duração e tempo para o diagnóstico e os sintomas; causas da doença e suas explicações; consequências e tratamento; controle e percepções sobre o prognóstico. Considerações finais: as concepções do estado de saúde e suas dimensões relacionadas ao Diabetes Mellitus, interpretadas à luz do Modelo do Senso Comum, descreveram-no como uma doença com sinais físicos e com potencial de complicação, inclusive associada à morte; contudo, também revelaram o desconhecimento das reais causas e consequências da doença.

Descritores: Concepções. Diabetes Mellitus. Processo Saúde-Doença.

Descritores: Percepção, Avaliação em Saúde, Diabetes Mellitus, Processo Saúde-Doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Soares Costa Santos, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Escola de Enfermagem da USP Faculdades Metropolitanas Unidas

Profª Dra Luciana Soares Costa Santos 

Bacharel e Licenciada pela UFSCAR, Especialista em UTI (FMUSP), Enfermagem Cirúrgica (UNIFESP), Mestre em Ciências pela UNICAMP, Doutora em Ciências (EEUSP). Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica FCMSCSP. Supervisora Técnica do Curso de Enfermagem em Clínica Médico e Cirúrgica FCMSCSP. Coordenadora da Liga de Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico Adulto /Liga de Enfermagem na Assistência Pré hospitalar/Trauma FCMSCSP.

Alessandra Thomaz de Andrade, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Enfermeira graduanda do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), São Paulo – SP, Brasil.

Fernanda Machado Silva-Rodrigues, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Enfermeira. Doutora. Vice Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), São Paulo – SP, Brasil.

Livia Keismanas de Ávila, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Enfermeira. Doutora. Coordenadora e Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), São Paulo – SP, Brasil.

Publicado

2021-04-26

Como Citar

Costa Santos, L. S., de Andrade, A. T., Silva-Rodrigues, F. M., & de Ávila, L. K. (2021). ESTADO DE SAÚDE E REPRESENTAÇÕES SOBRE A DOENÇA NA PERSPECTIVA DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.42071

Edição

Seção

Artigo Original