EDUCAÇÃO EM SAÚDE: (RE)CONSTRUINDO O CUIDADO A CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v21i2.3921Palavras-chave:
Educação em saúde, Saúde da mulher, Educação em enfermagemResumo
O artigo descreve um trabalho educativo junto a mulheres com trajetória de vida nas ruas. Inseridas em um projeto de extensão da Escola de Enfermagem da UFMG, encontramos, em uma moradia provisória, algumas mulheres grávidas e outras com bebês, sem condições para o cuidado. Considerando seu contexto de vida, percebemos a interferência de vários fatores na conduta com as crianças. O objetivo deste relato de experiência, portanto, é descrever uma Oficina de Cuidados realizada junto a essas mulheres. Implementamos a Oficina educativa sob dois enfoques: a concepção metodológica da problematização de Paulo Freire e a compreensão da realidade de vida nas ruas. Utilizando estratégias participativas, buscamos atender às necessidades da relação mãe-filho e integrar as demais moradoras ao processo de atenção à criança. Trabalhamos os temas com base nas vivências e conhecimentos das mulheres, propondo atividades práticas. Foi significativa a participação destas e concluímos que a educação não se resume a orientações, mas a uma ação prática e dialógica, que possibilite novas escolhas ao sujeito.Downloads
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