PERCEPÇÕES ACERCA DO ESTRESSE NO TRABALHO DE UMA EQUIPE DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v21i2.3920Palavras-chave:
Estresse, Serviços Médicos de Emergência, EnfermagemResumo
Trata-se de um estudo realizado em um Serviço de Atendimento Pré-hospitalar de Santa Catarina. Teve por objetivo: identificar as percepções acerca do estresse para os socorristas de uma equipe de resgate e as formas de enfrentamento por estes profissionais. Participaram do estudo, 34 profissionais que atuam no serviço de atendimento pré-hospitalar. A coleta de dados foi feita mediante entrevistas, obtendo-se dados demográficos e as percepções sobre o estresse, além do registro da observação direta da prática de atendimento. As informações foram analisadas segundo a metodologia de Bardin (1977), evidenciando cinco temas essenciais: percepção do estresse, agentes estressores, sentimentos que permeiam a assistência, assistência aos agravos de saúde e mecanismos para liberação de estresse (coping). Concluiu-se que o tipo de atividade que realizam e suas funções dentro da equipe, bem como os aspectos da estrutura organizacional — disciplina, hierarquia —, são fortes indicadores de estresse.Downloads
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