OBSERVAÇÃO E DIÁRIO DE CAMPO: TÉCNICAS UTILIZADAS NO ESTÁGIO DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v1i1.3899Palavras-chave:
Ensino, Estágio, Administração em enfermagemResumo
Este trabalho objetivou analisar a experiência da utilização das técnicas de observação e do diário de campo no estágio da disciplina Administração em Enfermagem I e Deontologia, ministrada no curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, com alunos matriculados no quinto período. Para isso, realizamos um levantamento em 25 diários de campo, elaborados nos anos de 2001 e 2002, buscando o significado atribuído pelos alunos às técnicas adotadas. Das narrativas emergiram 4 categorias, as quais evidenciaram que a estratégia utilizada possibilitou aos alunos uma reflexão sobre o exercício profissional de enfermagem, articulando a teoria e a prática, bem como oportunizou sua inserção nos serviços de saúde e facilitou a introdução em seu futuro ambiente de trabalho. Os docentes consideraram a adoção desta metodologia de ensino uma experiência ainda incipiente, mas que vem demonstrando sua viabilidade e adequabilidade para a construção de um pensamento crítico na enfermagem e para o alcance dos objetivos propostos no estágio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).