INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO LOCAL DE TRABALHO: PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR COM HOMENS METALÚRGICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38619

Resumo

Objetivo: analisar os efeitos de intervenção educativa nos fatores de risco cardiovasculares de homens metalúrgicos. Método: estudo de intervenção, com avaliação antes e depois, realizado com trabalhadores de indústria metalúrgica no interior do Paraná. Os dados foram coletados entre março e junho de 2014 em encontros semanais, no horário de descanso do almoço, seguindo os moldes do grupo operativo. O estudo foi iniciado com 135 homens (67 no grupo intervenção e 68 no controle) e concluído com 72 (35 e 37 respectivamente). Resultados: entre os participantes do grupo intervenção foi observado diminuição significativa de comportamentos de risco para saúde cardiovascular (sedentarismo, consumo excessivo de álcool, uso de temperos industrializados e hábitos alimentares inadequados) e redução da pressão arterial diastólica e do peso. Conclusão: intervenções no ambiente de trabalho constituem importante estratégia para o alcance do público masculino, além de serem efetivas na promoção de mudanças relacionadas ao estilo de vida.


Descritores: Estilo de Vida Saudável. Enfermagem. Educação em Saúde. Doenças Cardiovasculares. Fatores de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq 1B Universidade Estadual de Maringá.

Gabriela Schiavon Ganassin, Chestnut Hill Tower Health

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Chestnut Hill Tower Health.

Guilherme Oliveira de Arruda, Instituto Integrado de Saúde. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor da Gaduação e Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Elen Ferraz Téston, Instituto Integrado de Saúde. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Mayckel da Silva Barreto, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari.

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari.

Verônica Francisqueti Marquete, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá.

Patrícia Chatalov Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestranda em enfermagem na Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Silva Marcon, S., Schiavon Ganassin, G., Oliveira de Arruda, G., Ferraz Téston, E., da Silva Barreto, M., Francisqueti Marquete, V., & Chatalov Ferreira, P. (2021). INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO LOCAL DE TRABALHO: PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO CARDIOVASCULAR COM HOMENS METALÚRGICOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.38619

Edição

Seção

Artigo Original