ANÁLISE DE IMAGEM DE CAMPANHA OFICIAL CONTRA HIV/AIDS NO BRASIL: UM ESTUDO QUALITATIVO
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v34.38224Resumo
Objetivo: analisar a imagem dos cartazes veiculados pelo Ministério da Saúde do governo brasileiro na campanha em combate a AIDS no carnaval, à luz da perspectiva dos estudos de gênero. Método: estudo qualitativo e de análise de imagem e em mídias sociais. Realizou-se análise dos cartazes da campanha oficial contra AIDS/HIV no Carnaval de 2018, com base nos passos da análise de imagem de Penn. Resultados: no inventário denotativo identificaram-se fotografias e ilustrações de figuras humanas, roupas, adereços de carnaval e frases. As fotografias ocupam lugar central e as ilustrações ocupam o entorno da imagem. As frases ocupam a parte central e inferior da imagem e traz mensagens verticalizadas. Os temas abordados foram a prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana. Conclusão: existe uma ambiguidade de discursos em que coexistem uma linguagem horizontalizada embasada na estratégia da prevenção combinada e uma linguagem verticalizada expressa nos verbos no imperativo.
Descritores: HIV. Governo. Pôster. Minorias sexuais e de gênero. Educação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).