ADESÃO ÀS BOAS PRÁTICAS OBSTÉTRICAS: CONSTRUÇÃO DA ASSISTÊNCIA QUALIFICADA EM MATERNIDADES-ESCOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37891

Resumo

Objetivo: analisar a frequência da realização das boas práticas obstétricas em maternidades-escolas. Método: trata-se de estudo descritivo, retrospectivo e documental, de abordagem quantitativa, que analisou 428 prontuários. Resultados: 90,91% das parturientes possuíam acompanhante, 81,82% alimentou-se, 82,50% pariu em posição verticalizada e 83,12% teve contato pele a pele. O clampeamento precoce apresentou-se em 28,90%, e 44,17% usaram ocitocina sintética. Foram observados a amniotomia (15,00%), o uso do partograma (37,50%) e aplicação de métodos não farmacológicos para alívio da dor (43,18%). Conclusão: nas maternidades-escolas analisadas, a frequência da realização das boas práticas obstétricas ocorria de forma mais criteriosa em alguns casos, mas ainda seria necessária adequação da assistência.

Descritores: Parto Humanizado. Tocologia. Enfermagem Obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lahys Firmino Silva, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira.Universidade Federal de Alagoas.Maceió, AL

Maria Elisângela Torres de Lima Sanches, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL

Amuzza Aylla Pereira Santos, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira. Doutora em Ciências da saúde. Docente da Escola de Enfermagem e do Programa de Pós graduação da Universidade Federal de Alagoas.

Julio Cesar Silva Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeiro.Mestrando do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL.

Deborah Moura Novaes Acioli, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, Brasil.

José Augustinho Mendes Santos, Universidade Federal de Alagoas

Enfermeiro.Mestrando do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL.

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Silva, L. F., Sanches, M. E. T. de L., Santos, A. A. P., Oliveira, J. C. S., Acioli, D. M. N., & Santos, J. A. M. (2020). ADESÃO ÀS BOAS PRÁTICAS OBSTÉTRICAS: CONSTRUÇÃO DA ASSISTÊNCIA QUALIFICADA EM MATERNIDADES-ESCOLAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37891

Edição

Seção

Artigo Original