DA SUPERPROTEÇÃO AO ESTIGMA: RELAÇÕES FAMILIARES DE PESSOAS COM ÚLCERA DE PERNA E DOENÇA FALCIFORME

Autores

  • Luana Santana Brito Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Sheila Santa Bárbara Cerqueira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Luciano Marques dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37793

Resumo

Objetivo: apreender as percepções dos adoecidos com úlceras de perna e doença falciforme acerca das relações familiares no adoecimento crônico. Método: estudo qualitativo exploratório do tipo descritivo com cinco pessoas com úlceras de pernas secundárias à doença falciforme. Os dados foram obtidos em entrevistas e submetidos à análise temática. Resultados: pessoas com doença falciforme e úlceras percebem a dedicação e o cuidado recebidos dos familiares para manutenção de uma rotina de tratamento, mas avaliam que esses familiares superprotegem e limitam a condição de viver devido ao medo da morte. Em contrapartida, as pessoas com essa doença são maltratadas por familiares que não compreendem as limitações da doença. Conclusão: os adoecidos com úlceras de perna e doença falciforme atribuem importância aos familiares no enfrentamento das adversidades promovidas pela doença, bem como destacam que a família é fonte de maus-tratos, que reforçam sentimentos de inutilidade, pela dependência de cuidados e discriminação sofrida.

Descritores: Família. Anemia Falciforme. Úlcera da Perna. Estigma Social. Doença Crônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Santana Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira.  Mestre em Enfermagem.

Evanilda Souza de Santana Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem com Doutorado Sanduich no Departamento de Sociologia IV da Universidad Complutense de Madrid. Pós doutorado no College of Nursing - University of South Carolina, Columbia - Estados Unidos. Bolsista CNPq. Docente nos cursos de Graduação em Enfermagem, e Pós graduação em Enfermagem e em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Sheila Santa Bárbara Cerqueira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Saúde Coletiva. Especialista em Enfermagem na Urgência, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Especialização em Gestão em Saúde em andamento pela Universidade do Estado da Bahia. 

Luciano Marques dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Neonatológica.

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Brito, L. S., Carvalho, E. S. de S., Cerqueira, S. S. B., & Santos, L. M. dos. (2020). DA SUPERPROTEÇÃO AO ESTIGMA: RELAÇÕES FAMILIARES DE PESSOAS COM ÚLCERA DE PERNA E DOENÇA FALCIFORME. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.37793

Edição

Seção

Artigo Original