BENCHMARKING DE INDICADORES DE QUALIDADE E DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM ENTRE UNIDADES HOSPITALARES

Autores

  • João Lucas Campos de Oliveira Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Margani Cadore Weis Maia Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Ana Maria Müller de Magalhães Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Rúbia Marcela Rodrigues Moraes Hospital Universitário Júlio Müller. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.
  • Michelle Dornelles Santarem Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Thamyres Laiz de Oliveira Aquino Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
  • Samanta de Cassia da Silva Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37756

Resumo

Objetivo: realizar benchmarking interno de indicadores de qualidade e do dimensionamento de pessoal de enfermagem entre unidades de internação hospitalar. Método: estudo transversal. Foram levantados/avaliados nove indicadores de qualidade por sítios de observação nas unidades de internação em clínica médica (n=450) e cirúrgica (n=274) de hospital público do Centro-Oeste, Brasil, além da aplicação de Sistema de Classificação de Pacientes, para o dimensionamento de pessoal. Empregou-se análise estatística descritiva (no dimensionamento) e inferencial (para os indicadores). Resultados: houve diferença significativa (p-valor<0,0001) na conformidade da identificação do leito (melhor na unidade cirúrgica) e de acessos venosos (melhor na internação clínica). A classificação da qualidade foi equânime. A clínica médica apresentou déficit de enfermeiros (-11). Conclusão: a qualidade assistencial – mediada à métrica dos indicadores – foi equânime entre os setores de internação e o dimensionamento de pessoal foi discrepante, em virtude do evidente déficit de enfermeiros, dada à maior complexidade assistencial na clínica médica.


Descritores: Benchmarking. Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde. Dimensionamento. Gestão da Qualidade. Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital. Pesquisa em Administração de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lucas Campos de Oliveira, Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor adjunto da Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Margani Cadore Weis Maia, Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Ana Maria Müller de Magalhães, Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rúbia Marcela Rodrigues Moraes, Hospital Universitário Júlio Müller. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Atenção Hospitalar do Hospital Universitário Júlio Müller. Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. 

Michelle Dornelles Santarem, Escola de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Enfermeira. Doutora em Epidemiologia. Professora adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Thamyres Laiz de Oliveira Aquino, Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Enfermeira. Graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Samanta de Cassia da Silva, Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Enfermeira. Graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Campos de Oliveira, J. L., Cadore Weis Maia, M., Müller de Magalhães, A. M., Rodrigues Moraes, R. M., Dornelles Santarem, M., de Oliveira Aquino, T. L., & de Cassia da Silva, S. (2020). BENCHMARKING DE INDICADORES DE QUALIDADE E DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM ENTRE UNIDADES HOSPITALARES. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37756

Edição

Seção

Artigo Original