QUAIS AS PRÁTICAS DOS CUIDADORES PARA PREVENIR AS QUEDAS NOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37491

Resumo

Objetivo: descrever as práticas dos cuidadores na gestão do risco de queda de idosos institucionalizados e relacionar as práticas com a idade, formação e tempo de exercício profissional dos cuidadores. Método: estudo correlacional, de abordagem quantitativa. A população foram os profissionais de seis instituições de longa permanência para idosos portugueses. Utilizou-se a Escala de Práticas de Intervenção para Prevenção de Quedas de Idosos Institucionalizados. Resultados: Os 53 indicadores demonstram que as práticas são globalmente boas, entretanto é preocupante a utilização de medidas de restrição física da mobilidade, como medida preventiva. Verificou-se não haver diferença estatisticamente significativa entre o número de anos de atividade profissional, a idade das cuidadoras, a formação e as suas práticas no âmbito das quedas dos idosos. Conclusão: as práticas adotadas são positivas, mas nem sempre são mantidas, não estão associadas às variáveis em estudo.

Descritores: Acidentes por quedas. Idoso. Instituição de Longa Permanência para Idosos. Institucionalização. Cuidadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Lavareda Baixinho, Escola superior de Enfermagem de Lisboa

Departamento de Fundamentos de Enfermagem

Especialista em Enfermagem de reabilitação

Maria dos Anjos Dixe, Instituto Politécnico de Leiria

Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Doutora em Psicologia.

Investigadora do ciTechCare

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Baixinho, C. L., & Dixe, M. dos A. (2020). QUAIS AS PRÁTICAS DOS CUIDADORES PARA PREVENIR AS QUEDAS NOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS?. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37491

Edição

Seção

Artigo Original