FATORES ASSOCIADOS À CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Nathália Dantas Farias Kruschewsky Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Kátia Santana Freitas Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Aloísio Machado da Silva Filho Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37150

Resumo

Objetivo: avaliar a cultura de segurança do paciente e os fatores a ela associados em Unidades de Terapia Intensiva, sob a ótica da equipe multiprofissional. Método: estudo transversal, realizado em Unidades de Terapia Intensiva da cidade de Salvador, Bahia, Brasil, com 132 participantes, que responderam o instrumento Hospital Survey on Patient Safety Culture, entre novembro e dezembro de 2018. Para análise dos fatores associados à cultura de segurança do paciente, foi utilizada a regressão de Poisson com variância robusta. Resultados: o nível geral de cultura de segurança do paciente foi estatisticamente associado apenas à satisfação no trabalho. Oito das 12 dimensões foram estatisticamente associadas à satisfação no trabalho, ao tempo de trabalho na profissão, ao tempo de trabalho em terapia intensiva, ao tempo de trabalho na unidade e ao grau de instrução. Conclusão: promover a satisfação no trabalho pode ajudar a desenvolver a cultura de segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva.


Descritores: Segurança do Paciente. Gestão da Segurança. Cultura Organizacional. Unidades de Terapia Intensiva. Equipe Multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Dantas Farias Kruschewsky, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e pós-graduada em Enfermagem Intensiva, sob a forma de residência, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, Enfermeira da UTI Cirúrgica do Hospital Cardio Pulmonar da Bahia. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Saúde (NIPES).

Kátia Santana Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1999) , especialização com residência em Enfermagem em Terapia Intensiva pela UFBA (2001), mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/USP (2005). Doutora pelo Programa de pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (2011). Pós-doutorado pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2017). Atualmente Professora Adjunto B do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na docência da graduação atua na área de Terapia intensiva. Na pós-graduação atua no Programa de Pós-Graduação em Saude Coletiva da UEFS, linha Epidemiologia, e no Mestrado Profissional em Enfermagem, leciona nas áreas de Bioestatística e Análise de dados Epidemiológicos. Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em saúde - NIPES/DSAU/UEFS, possui parcerias com núcleos de pesquisa da UEFS, UFBA e UERJ. 

Aloísio Machado da Silva Filho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor e Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo SENAI CIMATEC (2009-2014). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Olga Metiing (2003-2004). Especialização em Estatística Aplicada pela UNIJORGE (2015-2017). Bacharel em Estatística pela Escola Superior de Estatística da Bahia (1998-2002). Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS no Departamento de Ciências Exatas na área de estudo Probabilidade e Estatística. Nos últimos anos tem se dedicado a ensino, pesquisa e extensão. Áreas de interesse: Bioestatística, Controle Estatístico do Processo, Saúde Coletiva, Análise Temporal de Fenômenos Climatológicos, Modelagem de Séries Temporais, Estatística criminal e Educação Estatística.

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Kruschewsky, N. D. F., Freitas, K. S., & Filho, A. M. da S. (2020). FATORES ASSOCIADOS À CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37150

Edição

Seção

Artigo Original