SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO TRATAMENTO DE FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alice Molonha Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Bruna de Oliveira Fakhr Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Felipe Amato Custódio Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Thiago Pereira Lopes Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Simone Roecker Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.
  • Juliane Pagliari Araujo Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37039

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de estudantes do curso técnico em enfermagem sobre a utilização da simulação como estratégia de ensino-aprendizagem no tratamento de feridas. Método: relato de experiência de simulação no tratamento de feridas como estratégia de ensino-aprendizagem. Participaram 25 estudantes e 2 docentes de um curso técnico em enfermagem em um município paranaense. A simulação foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2019. Resultados: a simulação aplicada no tratamento de feridas desenvolveu-se em sete etapas. No decorrer das etapas, os participantes estudaram sobre feridas e prática de realização de curativos, confeccionaram as feridas e realizaram a simulação do cuidado. Conclusão: a experiência revelou que este método oferece benefícios no processo ensino-aprendizagem, favorece aos estudantes a oportunidade de uma atitude proativa na construção do conhecimento, bem como habilita-os e aproxima-os da prática profissional.


Descritores: Educação em Enfermagem. Ferimentos e Lesões. Ensino. Simulação.

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Biografia do Autor

Alice Molonha, Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.

Discente do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Bruna de Oliveira Fakhr, Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.

Discente do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Felipe Amato Custódio, Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.

Discente do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Thiago Pereira Lopes, Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.

Discente do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná - Campus Londrina. Londrina, Paraná, Brasil.

Simone Roecker, Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do Colegiado de enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina.  Londrina, Paraná, Brasil

Juliane Pagliari Araujo, Instituto Federal do Paraná. Londrina, Paraná, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade de Londrina. Docente do Colegiado de enfermagem do Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina.  Londrina, Paraná, Brasil.

Publicado

2020-07-14

Como Citar

Molonha, A., Fakhr, B. de O., Custódio, F. A., Lopes, T. P., Roecker, S., & Araujo, J. P. (2020). SIMULAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO TRATAMENTO DE FERIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.37039

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso