APRENDIZADOS E CUIDADOS DE MÃES NO MÉTODO CANGURU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36994

Resumo

Objetivo: analisar o significado da vivência de mães no Método Canguru. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em duas instituições públicas no município de Salvador, Bahia, Brasil. A produção empírica dos dados deu-se por meio da observação participante, entrevista semiestruturada e oficinas de reflexão, com a participação de 19 mães de recém-nascidos. Para operacionalizar os dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática categorial. Resultados: a vivência de mães na enfermaria do Método Canguru possibilitou a construção de conhecimentos atrelada à ampliação e/ou aquisição de experiências, principalmente para as primíparas, por se tratar de recém-nascido prematuro, que necessita de cuidado singular e diferenciado, somado ao aumento do vínculo entre mãe/recém-nascido com os demais familiares e profissionais de saúde. Conclusão: a vivência de mães na enfermaria do Método Canguru favoreceu aprendizado significativo para elas cuidarem com mais segurança de seus filhos no domicílio, após a alta hospitalar.

Descritores: Mães. Recém-Nascido. Método Canguru. Enfermagem. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joise Magarão Queiroz Silva, UNIME/UFBA

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2008), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (2014).Especialista em UTI Neonatal e Pediátrica (2010) e Especialista em enfermagem obstétrica pela Faculdade Bahiana de Saúde Pública.(2017). Atualmente está cursando doutorado em enfermagem na EEUFBA, atua como docente na UNIME Salvador. Membro do grupo de pesquisa integralidade e Gênero da Escola de Enfermagem da UFBA. Tutora da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde da Mulher e Obstetrícia desde agosto/2018 (LAESMO) da UNIME-Salvador. (Texto informado pelo autor)

Mariza Silva Almeida, EEUFBA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (1977), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunto II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: puerpério, cuidado de enfermagem, educação em saúde, enfermagem, saúde da mulher, aleitamento e maternidade.

Edméia de Almeida Cardoso Coelho, EEUFBA

Tenho Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1981), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (1996) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente sou Professora Titular da Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia. Sou pesquisadora do GEM- Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulher, Gênero, Saúde e Enfermagem e do Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher, Gênero e Integralidade do Cuidado, da Escola de Enfermagem da UFBA. Tenho experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher, atuando principalmente nos temas: Gênero,cuidado e saúde da mulher; direitos reprodutivos; saúde sexual e reprodutiva; integralidade do cuidado; políticas públicas de atenção à saúde das mulheres; gênero e enfermagem.

Karla Ferraz dos Anjos, EEUFBA/UNIME

Pós-doutoranda em Enfermagem e Saúde vinculada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (PPGENF-UFBA). Doutora em Enfermagem pelo PPGENF- UFBA. Mestre em Enfermagem e Saúde pela UESB. Especialista em Educação e Diversidade Étnico-cultural pela UESB. Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase em ESF pela FTC. Graduação em Enfermagem pela FTC. Professora, Membra do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Orientadora de Ligas Acadêmicas da Unime Salvador. Experiência principalmente nas seguintes áreas: Envelhecimento, Cuidado, Família, Cuidador de pessoa idosa, Qualidade de vida, Ética/Bioética, Saúde Coletiva, Educação e Diversidade Étnico-cultural. Editora Associada Interna da Revista Baiana de Enfermagem da UFBA. Editora da Revista Brasileira de Saúde Funcional (REBRASF). Revisora ad hoc de revistas no campo da saúde.

Tyciana Paolilo Borges, UNIME /UNIFACS

Mestra em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA/2015). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS/2004) e Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva sob a forma de Residência pela Universidade Federal da Bahia (EEUFBA/2007). Docente do Curso de Enfermagem da UNIME Salvador e da UNIFACS Salvador/Paralela. Foi docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciência de Salvador-BA e da Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Bioética, UTI e Docência. É membro do Grupo de Estudos sobre Educação, Ética e Exercício da Enfermagem EXERCE da EEUFBA, do Núcleo de Pesquisa e Educação Transdisciplinar em Bioética (Núcleo de Bioética) da FMB/UFBA e do Comitê de Ética em Pesquisa da FMB/UFBA.

Irbia Fernandes de Medeiros, EEUFBA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2005), pós graduação em Enfermagem em UTI e pós graduação em Enfermegem do Trabalho, integrante do GEM- Grupo de Pesquisa Saúde da Mulher, Gênero e Integralidade. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem obstétrica , cirúrgica e saúde pública.

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Magarão Queiroz Silva, J., Silva Almeida, M., de Almeida Cardoso Coelho, E., Ferraz dos Anjos, K., Paolilo Borges, T., & Fernandes de Medeiros, I. (2020). APRENDIZADOS E CUIDADOS DE MÃES NO MÉTODO CANGURU. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36994

Edição

Seção

Artigo Original