APRENDIZADOS E CUIDADOS DE MÃES NO MÉTODO CANGURU
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36994Resumo
Objetivo: analisar o significado da vivência de mães no Método Canguru. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em duas instituições públicas no município de Salvador, Bahia, Brasil. A produção empírica dos dados deu-se por meio da observação participante, entrevista semiestruturada e oficinas de reflexão, com a participação de 19 mães de recém-nascidos. Para operacionalizar os dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática categorial. Resultados: a vivência de mães na enfermaria do Método Canguru possibilitou a construção de conhecimentos atrelada à ampliação e/ou aquisição de experiências, principalmente para as primíparas, por se tratar de recém-nascido prematuro, que necessita de cuidado singular e diferenciado, somado ao aumento do vínculo entre mãe/recém-nascido com os demais familiares e profissionais de saúde. Conclusão: a vivência de mães na enfermaria do Método Canguru favoreceu aprendizado significativo para elas cuidarem com mais segurança de seus filhos no domicílio, após a alta hospitalar.
Descritores: Mães. Recém-Nascido. Método Canguru. Enfermagem. Aprendizagem.
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