PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A ATUAÇÃO DO(A) ENFERMEIRO(A) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36782

Resumo

Objetivo: analisar as evidências científicas nacionais e internacionais que abordam a percepção de estudantes de enfermagem sobre a atuação do(a) enfermeiro(a) na Atenção Primária à Saúde. Método: trata-se de revisão integrativa utilizando a base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e análise realizada por Estatística Textual Clássica e Classificação Hierárquica Descendente das conclusões ou considerações finais, utilizando o software IRAMUTEQ®. Resultados: foram selecionados 5 artigos dos 83 encontrados, e a análise resultou em três classes: Escassez de enfermeiros(as) para atuarem na Atenção Primária à Saúde; Formação universitária vinculada à Atenção Primária à Saúde; e Percepção dos estudantes sobre a profissão de enfermagem. Conclusão: o processo de formação e/ou produção do conhecimento em enfermagem ainda vincula a profissão a características subjetivas, apontando para a necessidade de avançarmos na direção de uma enfermagem pautada em evidências. Observou-se ainda a escassez de estudos primários abordando a temática dessa produção.

Descritores: Estudante de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Enfermagem. Revisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Ramon Rodrigues Freitas Ramos Carloni, Universidade Federal de São Carlos

Estudante do curso de graduação em enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos. Membro dos grupos de estudos: Análise Institucional e Saúde Coletiva (Unicamp) e Políticas e Práticas em Saúde (GEPPS - UFSCar).

Amanda Caetano dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Estudante do curso de graduação em enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos. Membro dos grupos de estudos: Análise Institucional e Saúde Coletiva (Unicamp) e Políticas e Práticas em Saúde (GEPPS - UFSCar).

Flávio Adriano Borges, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/2009) e Pós-Graduação em Saúde da Família e Comunidade pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2012). Mestre em Gestão da Clínica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/2013). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (EERP-USP/2017). Atualmente, é Professor Adjunto A1 do Departamento de Enfermagem da UFSCar na área de Saúde Coletiva. Membro dos Grupos de Estudos: Análise Institucional e Saúde Coletiva (Unicamp) e Políticas e Práticas em Saúde (UFSCar). Participa da Rede Internacional "Recherche Avec", que inclui membros do Brasil, México, França e Canadá, coordenado por Gilles Monceau (Université de Cergy-Pontoise - França) e Marguerite Soulière (Université de Ottawa - Canadá). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Educação Permanente em Saúde, Análise Institucional, Atenção à Saúde da População LGBTQI+.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Carloni, P. R. R. F. R., dos Santos, A. C., & Borges, F. A. (2020). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE A ATUAÇÃO DO(A) ENFERMEIRO(A) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36782

Edição

Seção

Revisão