DIFICULDADES DA ASSISTÊNCIA AO PARTO DOMICILIAR NA ÓTICA DE ENFERMEIRAS OBSTETRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36633

Resumo

Objetivo: investigar as dificuldades encontradas pelas enfermeiras obstetras que estão atuando na assistência ao parto domiciliar. Método: estudo descritivo e de abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com nove enfermeiras obstetras que atendiam partos domiciliares há mais de um ano. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Resultados: os depoimentos deram origem a três categorias que revelaram dificuldades relacionadas à: escassez de informações sobre o parto domiciliar; transferência do domicílio para o hospital; e lacunas do processo de trabalho. Conclusão: as enfermeiras obstetras enfrentavam dificuldades de ordem social e prática que fragilizavam e dificultavam a assistência ao parto domiciliar. Estas dificuldades parecem estar relacionadas à falta de regulamentação desse modelo de atenção ao parto nas políticas públicas de saúde do país.


Descritores: Enfermagem Obstétrica. Enfermeiras Obstétricas. Parto Humanizado. Parto Domiciliar. Saúde da Mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela dos Santos Pascoto, Faculdade de Enfermagem - Unicamp

Obstetriz formada pela Universidade de São Paulo - USP. Enfermeira formada pela Unicamp.

Campinas-SP, Brasil.

Erika Zambrano Tanaka, Faculdade de Enfermagem - Unicamp

Enfermeira Obstetra. Mestre em Enfermagem, Doutora em Ciências Médicas. Professora da Área de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido da Faculdade de Enfermagem - Unicamp e Diretora Associada do  curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem - Unicamp. Campinas-SP, Brasil.

Luciane Cristina Rodrigues Fernandes, Faculdade de Enfermagem - Unicamp

Enfermeira Obstetra. Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Aluna regular do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Unicamp, nível doutorado. Campinas-SP, Brasil.

Antonieta Keiko Kakuda Shimo, Faculdade de Enfermagem.

Enfermeira Obstetra. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora aposentada da Faculdade de Enfermagem da Unicamp e da Escola de Enfermagem da USP (EERP-USP). Campinas-SP, Brasil. 

Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, Faculdade de Enfermagem FEnf-Unicamp

Enfermeira Obstetra pela EERP/USP. Mestrado em Enfermagem pela Unicamp, Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Professora da área de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido da Faculdade de Enfermagem, FEnf-Unicamp. Campinas-SP, Brasil.

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Pascoto, G. dos S., Tanaka, E. Z., Fernandes, L. C. R., Shimo, A. K. K., & Sanfelice, C. F. de O. (2020). DIFICULDADES DA ASSISTÊNCIA AO PARTO DOMICILIAR NA ÓTICA DE ENFERMEIRAS OBSTETRAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.36633

Edição

Seção

Artigo Original