EMPODERAMENTO: REFLEXÕES NO CONTEXTO DAS VULNERABILIDADES E DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36399

Resumo

Objetivo: compartilhar a vivência de um círculo de cultura sobre empoderamento no contexto das vulnerabilidades em saúde e das práticas de enfermagem. Método: relato de experiência, envolvendo docentes e discentes de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de uma universidade pública do Sul do Brasil. Realizou-se o círculo de cultura, com utilização de caça-palavras, vídeos musicais, confecção de conceitos sobre empoderamento no contexto das mulheres, indígenas e negros, percorrendo as etapas do itinerário de pesquisa de Paulo Freire. Resultados: os participantes demonstraram conhecimento dos pressupostos freireanos, destacando a relevância do empoderamento, constituído pelo processo dinâmico de conscientização. Nas situações de vulnerabilidades em saúde, o enfermeiro age em prol do empoderamento dessas populações, por meio de atividades educativas e emancipatórias, baseando-se nas condições de saúde e realidade desses públicos. Conclusão: o círculo de cultura promoveu a reflexão-ação-reflexão sobre as situações de vulnerabilidade em saúde e também sobre a práxis da enfermagem.

Descritores: Empoderamento. Vulnerabilidade em Saúde. Enfermagem. Educação em Saúde. Educação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivonete Teresinha Schülter Buss Heideman, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (PEN/UFSC). Florianópolis, SC, Brasil.

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Chapecó, SC, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Chapecó, SC, Brasil.

Davydson Gouveia Santos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. PEN/UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

Daniela Rosa de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. PEN/UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

Lorraine Cichowicz Marques, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. PEN/UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Heideman, I. T. S. B., Souza, J. B. de, Santos, D. G., de Oliveira, D. R., & Marques, L. C. (2020). EMPODERAMENTO: REFLEXÕES NO CONTEXTO DAS VULNERABILIDADES E DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.36399

Edição

Seção

Relato de Experiência/Caso