INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR: ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35995

Resumo

Objetivo: avaliar a intervenção educativa de enfermagem para a promoção da autoeficácia em amamentação em nutrizes internadas em uma maternidade do Norte do Brasil. Método: estudo quase experimental, longitudinal, composto por um grupo de intervenção (n=80) e observacional (n=78). A intervenção educativa deu-se mediante roda de conversa. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a março de 2018. Resultados: no grupo de intervenção as nutrizes apresentaram alta eficácia para a amamentação, enquanto que no grupo de observação encontrou-se moderada eficácia. Entre as nutrizes com maior escolaridade, que trabalham fora de casa e tinham mamilos íntegros, a intervenção educativa influenciou para melhor autoeficácia na amamentação. O grupo de intervenção apresentou média mais elevada para autoeficácia na amamentação e maior frequência de aleitamento materno exclusivo. Conclusão: nas nutrizes internadas na maternidade estudada, a intervenção educativa influenciou para a manutenção da amamentação exclusiva nos 60° primeiros dias após o parto.

Descritores: Amamentação. Educação em Saúde. Saúde Materno-infantil. Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Schulz, Prefeitura de Porto Velho, RO.

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (1996) Mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Medicina da UNIR-RO (2017). Especialista em Enfermagem Obstétrica e Doenças Tropicais; Fundadora da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros obstetras - RO (ABENFO-RO) e atualmente membro da diretoria da associação; plantonista da sala de parto na Maternidade Municipal Mãe Esperança - Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho. Enfermeira Coordenadora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, tutora na Residência Multiprofissional em cuidados intensivos no Adulto - Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia e bolsista na disciplina Saúde da Mulher no curso de Medicina Universidade Federal de Rondônia (UNIR-RO).

Kátia Fernanda Alves Moreira, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO.

Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (2003). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (1981). Desde 1989 é docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É professora associado - 40 horas DE, do Departamento de Enfermagem e Coordena o mestrado profissional em Saúde da Família - ProfSaúde na UNIR desde 2017, o qual se caracteriza como mestrado em rede nacional. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Mulher, Planejamento e Avaliação em Saúde, Saúde da Família/Atenção Básica e Educação Permanente em Saúde, além de Saúde Mental. Foi a primeira Coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIR. Já assumiu vários cargos de Direção na UNIR incluindo Chefia do Departamento de Enfermagem. Fez assessoria à Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia do monitoramento e avaliação da atenção básica e assessora o Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho na implantação do monitoramento e avaliação da atenção básica. Coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva - CEPESCO, desde 2002.

Priscilla Perez da Silva Pereira, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO.

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Especialista em Enfermagem em Nefrologia pela UNIFESP (2007). Possui graduação em Enfermagem (2005). Atualmente é professora na Universidade Federal de Rondônia no Departamento de Enfermagem, docente do Mestrado PROFSaude, Especialização em Saúde Pública, Residência em Saúde da Família, líder do Laboratório de Pesquisa sobre Cuidados em Saúde (LAPECS) e representante do Nusau na Rebrats.

 

Lerissa Nauana Ferreira, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Técnica em Citopatologia pela União das Escolas Superiores de Rondônia - UNIRON (2016). Acadêmica do curso de Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pesquisadora e membra do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESCO) desde 2016. Conselheira discente do Conselho de Departamento de Enfermagem (CONDEP/DENF) entre os anos de 2017/2018 e 2018/2019. Conselheira discente do Conselho Superior Acadêmico - CONSEA da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR . Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem XIV de Junho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os anos de 2017 e 2018.

Marcos Antônio Sales Rodrigues, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO.

Acadêmico do curso de Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Pesquisador e membro do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESCO). Vice - presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem XIV de Junho da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os anos de 2017 e 2018. Conselheiro discente do Conselho de Departamento de Enfermagem (CONDEP/DENF) entre os anos de 2017 e 2018.

Daiana Evangelista Rodrigues Fernandes, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO.

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2019), possui Graduação em Enfermagem (2005), especialização em Gestão de Serviços de Saúde (2008) e Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde (2014), realizados pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Atuou como enfermeira no Hospital Estadual de Pronto Socorro João Paulo II e na Unidade de Saúde da Família Meu Pedacinho de Chão no município de Porto Velho. Tem experiência na área de Enfermagem hospitalar, porém sua principal atuação ocorreu na Estratégia de Saúde da Família. Desde 2013 atua como docente no Departamento de Enfermagem da UNIR. Participa do Núcleo de Estudos Qualitativos em Saúde e Enfermagem - NEQUASE e do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva - CEPESCO. Atualmente coordena o programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIR.

Publicado

2020-06-01

Como Citar

Schulz, S. M., Moreira, K. F. A., Pereira, P. P. da S., Ferreira, L. N., Rodrigues, M. A. S., & Fernandes, D. E. R. (2020). INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR: ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35995

Edição

Seção

Artigo Original