PERCEPÇÃO DE IMIGRANTES AFRICANOS SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE PORTUGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35989

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção do imigrante africano sobre o atendimento nos  serviços de saúde de Portugal. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado na Grande Lisboa, Portugal, no período de março de 2017 a janeiro de 2018. Para coleta dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada com imigrantes africanos. A estratificação das informações foi guiada pela análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que os serviços de saúde mais utilizados foram os Centros de Saúde e Hospitais; a assistência recebida é de boa qualidade, apesar da dificuldade de acesso, causada pelo longo tempo de espera. Evidenciou-se que as diferenças culturais interferem na compreensão das orientações prestadas e recebidas. Conclusão: o imigrante africano percebe o atendimento que recebe nos serviços de saúde de Portugal como de boa qualidade, ainda que o acesso e a acessibilidade apresente dificuldades decorrentes principalmente das barreiras do preconceito e do racismo.

Descritores: Sistema de Saúde. Acesso aos Serviços de Saúde. Imigração. Países Receptores de Imigrantes. Grupo com Ancestrais do Continente Africano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saionara Costa do Sacramento, Hospital Sofia Feldman

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia. Graduação sanduíche na Universidade Aberta - Lisboa/Portugal. Atualmente residente em enfermagem neonatal pelo Hospital Sofia Feldman.

Marília Araújo Ferrão, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Universidade Federal da Bahia

Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Bahia. Graduação sanduíche na Universidade Aberta - Lisboa/Portugal. Atualmente residente em Obstetricia pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/Universidade Federal da Bahia.

Climene Laura de Camargo, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4880-3916.

Maria Natália Pereira Ramos, Universidade Aberta de Lisboa

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica Intercultural. Professora Associada da Universidade Aberta de Lisboa. Lisboa, Portugal. http://orcid.org/0000-0002- 8448-1846.

Maria Cecilia Leite de Moraes, Universidade de São Paulo

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Saúde Pública. São Paulo, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8717-6513

Lucas Amaral Martins, Universidade Federal da Recôncavo da Bahia e Universidade Federal da Bahia

Docente da Universidade Federal da Recôncavo da Bahia. Doutorando em Enfermagem e Saúde pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da EEUFBA

Publicado

2020-10-07

Como Citar

do Sacramento, S. C., Ferrão, M. A., de Camargo, C. L., Ramos, M. N. P., de Moraes, M. C. L., & Martins, L. A. (2020). PERCEPÇÃO DE IMIGRANTES AFRICANOS SOBRE O ATENDIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE PORTUGAL. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35989

Edição

Seção

Artigo Original