INFLUÊNCIA DE FATORES EPIDEMIOLÓGICOS NO SEGUIMENTO E APARECIMENTO DE PROBLEMAS PUERPERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35763

Resumo

Objetivo: descrever a influência de fatores epidemiológicos para o seguimento puerperal e para o aparecimento de problemas de saúde em região coberta pela Rede Mãe Paranaense. Método: pesquisa descritiva, quantitativa, com 280 puérperas de municípios da nona Regional de Saúde do Paraná, realizada no segundo semestre de 2017 e primeiro de 2018, organizada em duas etapas: no alojamento conjunto de maternidades e nos domicílios, após seis meses do parto. Resultados: a consulta na primeira semana após o parto foi realizada por 51,1% das puérperas, e com 42 dias 76,8%. Baixa idade e escolaridade foram associadas a não realização das consultas. Identificou-se 20,7% de puérperas com problemas clínicos, 53,2% com sintomas emocionais, e aproximadamente 10% com sintomas depressivos e pensamentos suicidas. Conclusão: fatores epidemiológicos têm influência para a adesão insatisfatória de consultas puerperais, mas não para o aparecimento de problemas de saúde no puerpério.

Descritores: Período Pós-parto. Fatores Epidemiológicos. Saúde da Mulher. Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Cristina Beskow Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu, PR.

Rosane Meire Munhak Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Riberião Preto - USP. Professora Adjunta do Curso de Enfemagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu.

Helder Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu.

Rosangela Aparecida Pimenta Ferrari, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina.

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga. Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Associada do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Pública em Região de Fronteira e em Ensino.

Publicado

2020-04-28

Como Citar

Oliveira, I. C. B., Silva, R. M. M., Ferreira, H., Ferrari, R. A. P., & Zilly, A. (2020). INFLUÊNCIA DE FATORES EPIDEMIOLÓGICOS NO SEGUIMENTO E APARECIMENTO DE PROBLEMAS PUERPERAIS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35763

Edição

Seção

Artigo Original