ORIENTAÇÕES DE ALTA HOSPITALAR PARA O DESEMPENHO DO AUTOCUIDADO APÓS A CIRURGIA CARDÍACA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Thaina Laurentino Santos Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
  • Manoela Gomes Grossi Laprano INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA
  • Ana Paula da Conceição INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35284

Resumo

Objetivo: identificar as orientações de saúde necessárias, para que o paciente em pós-operatório de cirurgia cardíaca possa desempenhar comportamentos de autocuidado após a alta hospitalar. Método: revisão integrativa, seguindo as etapas propostas por Whittemore, limitada aos idiomas português, inglês e espanhol, e publicação entre 2007 e 2018. Utilizaram-se as bases de dados disponíveis nas bibliotecas virtuais PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde e o instrumento de Ursi para extração dos dados. Classificaram-se os artigos conforme o nível de evidência. Resultados: foram incluídos seis artigos. Os achados possibilitaram a criação de nove categorias que agrupam as orientações de saúde para o desempenho do autocuidado após alta hospitalar decorrente de cirurgia cardíaca. Conclusão: atividades de vida diária, alimentação, atividade e exercício físico, sintomas psicológicos, controle de fatores de risco, complicações, terapia medicamentosa, manejo dos sintomas e pele foram orientações de saúde identificadas para o desempenho do autocuidado após alta hospitalar de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca.

Descritores: Revascularização Miocárdica. Procedimentos Cirúrgicos Cardiovasculares. Valvas Cardíacas. Cuidados Pós-Operatórios. Educação de Pacientes como Assunto. Autocuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaina Laurentino Santos, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermameira, graduada pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Pós graduada em enfermagem em cardiologia pela Universidade federal de São Paulo - UNIFESP. Residente em enfermagem Cardiovascular do Institudo Dante Pazzanese de Cardiologia São Paulo, SP, Brasil.

Manoela Gomes Grossi Laprano, INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA

Mestre em Ciências pelo Programa de Fundamentos e Práticas de Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Especialista em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Especialista em Gestão em Enfermagem pela UNIFESP. Graduada em Enfermagem - Bacharel e Licenciatura Plena pela Universidade Federal de São Carlos. Vice-coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem Cardiovascular e Coordenadora do Núcleo de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Cardiovascular e Enfermeira do Serviço de Educação Continuada, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, SP, Brasil.

Ana Paula da Conceição, INSTITUTO DANTE PAZZANESE DE CARDIOLOGIA

Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Enfermagem na Saúde do Adulto da EEUSP. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Enfermagem na Saúde do Adulto pela EEUSP. Especialista em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Enfermeira Chefe da Unidade de Internação Adulto II do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Coordenadora da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Interlocutora da Sistematização da Assistência de Enfermagem na Secretária de Estado de Saúde do Estado de São Paulo. Membro do Grupo de Pesquisa em Diagnóstico, Intervenções e Resultados de Enfermagem, São Paulo, SP. Brasil.

Publicado

2020-07-27

Como Citar

Santos, T. L., Grossi Laprano, M. G., & da Conceição, A. P. (2020). ORIENTAÇÕES DE ALTA HOSPITALAR PARA O DESEMPENHO DO AUTOCUIDADO APÓS A CIRURGIA CARDÍACA: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.35284

Edição

Seção

Revisão