SAÚDE MENTAL E EDUCAÇÃO: TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34925Resumo
Objetivo: descrever e analisar a experiência dos usuários de um serviço de saúde mental acerca de suas trajetórias de escolarização, assim como o resgate do ensino por meio da Educação de Jovens e Adultos. Método: pesquisa descritiva e analítica, de abordagem qualitativa, realizada com usuários que frequentavam a Educação de Jovens e Adultos, os quais foram entrevistados. Posteriormente, seus discursos foram categorizados e analisados. Resultados: predominaram, na argumentação dos participantes, as interrupções com o contato escolar e a ausência de suporte social e familiar, que os impediu de alcançar suas metas iniciais de realização, as quais precisaram ser adaptadas ou substituídas. As motivações para o retorno à escolarização consideraram a entrada de novos agentes de cuidado, a busca pela autonomia e o prazer em desenvolver habilidades e expressão pela arte. Conclusão: as trajetórias narradas foram atravessadas por rupturas e perdas de projetos de vida, incluindo a educação. As motivações para o retorno à escolarização apareceram como busca pela autonomia. A Educação de Jovens e Adultos surgiu como espaço de experimentação, de novas escolhas e de construção de vínculos afetivos e sociais.
Descritores: Educação. Saúde Mental. Autonomia. Aprendizagem. Serviços de Saúde Mental
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este conteúdo encontra-se sob uma Licença Creative Commons do tipo Não Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC).