APLICABILIDADE DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA EM INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS

Autores

  • Renan Pereira da Silva Centro Universitário Ateneu
  • Vitória Soares dos Santos Universidade de Fortaleza
  • Jennyffer de Souza Moraes Universidade de Fortaleza
  • Ítalo Rigoberto Cavalcante Andrade Universidade de Fortaleza
  • Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu Universidade de Fortaleza
  • Julyana Gomes Freitas Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34648

Resumo

 Objetivo: descrever a aplicabilidade de uma simulação realística de incidentes com múltiplas vítimas no processo de ensino-aprendizagem na enfermagem. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa que envolveu uma simulação realística. Participaram da simulação 250 pessoas, sendo incluídos no estudo 30 acadêmicos de enfermagem. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário para analisar a experiência acadêmica com simulação e paciente simulado. Resultados: a maioria (80%) dos alunos não vivenciou experiência anterior com simulação e 53,3% concordaram que houve integração entre medicina e enfermagem durante a simulação. Para 66,7% dos graduandos foi possível colocar seu conhecimento em prática, havendo contribuição para melhora do raciocínio clínico e sobre as condutas realizadas. Conclusão: a utilização da simulação realística na graduação de enfermagem é uma estratégia metodológica que contribui para o aprendizado e possibilita aos acadêmicos vivenciarem situações do seu futuro ambiente profissional.

Descritores: Educação em Enfermagem. Treinamento por Simulação. Incidentes com Feridos em Massa. Enfermagem em Emergência. cia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Pereira da Silva, Centro Universitário Ateneu

Enfermeiro pelo Centro Universitário Ateneu. Pesquisador no Laboratório de Tecnologia em Enfermagem. Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Vitória Soares dos Santos, Universidade de Fortaleza

Enfermeira pela Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Jennyffer de Souza Moraes, Universidade de Fortaleza

Enfermeira pela Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Ítalo Rigoberto Cavalcante Andrade, Universidade de Fortaleza

Enfermeiro. Doutorando em Cuidados Clínicos em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Docente da Graduação de Enfermagem da Universidade de Fortaleza. Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Rita Neuma Dantas Cavalcante de Abreu, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Doutora em Biotecnologia. Docente da Graduação e do mestrado profissional em tecnologia e inovação em enfermagem da Universidade de  Fortaleza. Enfermeira do Instituto Dr José Frota. Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Julyana Gomes Freitas, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e Mestrado  Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza. Pesquisadora/Orientadora no Laboratório de Tecnologia em Enfermagem. Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Publicado

2020-04-13

Como Citar

Silva, R. P. da, Santos, V. S. dos, Moraes, J. de S., Andrade, Ítalo R. C., Abreu, R. N. D. C. de, & Freitas, J. G. (2020). APLICABILIDADE DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA EM INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 34. https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34648

Edição

Seção

Artigo Original