APLICABILIDADE DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIA EM INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v34.34648Resumo
Objetivo: descrever a aplicabilidade de uma simulação realística de incidentes com múltiplas vítimas no processo de ensino-aprendizagem na enfermagem. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa que envolveu uma simulação realística. Participaram da simulação 250 pessoas, sendo incluídos no estudo 30 acadêmicos de enfermagem. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário para analisar a experiência acadêmica com simulação e paciente simulado. Resultados: a maioria (80%) dos alunos não vivenciou experiência anterior com simulação e 53,3% concordaram que houve integração entre medicina e enfermagem durante a simulação. Para 66,7% dos graduandos foi possível colocar seu conhecimento em prática, havendo contribuição para melhora do raciocínio clínico e sobre as condutas realizadas. Conclusão: a utilização da simulação realística na graduação de enfermagem é uma estratégia metodológica que contribui para o aprendizado e possibilita aos acadêmicos vivenciarem situações do seu futuro ambiente profissional.
Descritores: Educação em Enfermagem. Treinamento por Simulação. Incidentes com Feridos em Massa. Enfermagem em Emergência. cia.
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