TRADUCÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DA SICKLE CELL DISEASE HEALTH-RELATED STIGMA SCALE PARA O CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Sheila Santa Barbara Cerqueira Graduanda da Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Luana Santana Brito Graduanda da Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Katia Santana Freitas Graduanda da Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Coretta Melissa Jenerette College of Nursing, University of South Carolina
  • Evanilda Souza de Santana Carvalho Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.34572

Resumo

Objetivo: descrever os procedimentos aplicados no processo de adaptação transcultural e validação de conteúdo do instrumento Sickle Cell Disease Health-Related Stigma Scale para o contexto brasileiro. Método: estudo metodológico, que realizou equivalência conceitual e de itens, equivalência semântica e equivalência operacional. O instrumento, com 40 itens subdividido em 4 subescalas, foi avaliado por um comitê de 14 especialistas e público- -alvo de 30 pessoas com doença falciforme, no estado da Bahia, Brasil. Resultado: na avaliação total, o instrumento apresentou IVC de 0,80 e 0,73 para pertinência e clareza, respectivamente. Todos os itens com IVC inferiores a 0,80 foram reavaliados pelos juízes e realizadas adequações. Não foram retirados ou acrescidos itens ao instrumento adaptado e a versão final foi nomeada Sickle Cell Disease Health-Related Stigma Scale-Br. Conclusão: a versão adaptada do instrumento está adequada ao contexto brasileiro e traz contribuições para a Enfermagem no enfrentamento e na superação do estigma em saúde.

Descritores: Anemia Falciforme. Estigma Social. Doença Crônica. Discriminação Social. Estudos de Validação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Santana Freitas, Graduanda da Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia Professora adjunta do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Evanilda Souza de Santana Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana. Pesquisadora do NUDES.

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Cerqueira, S. S. B., Brito, L. S., Freitas, K. S., Jenerette, C. M., & Carvalho, E. S. de S. (2020). TRADUCÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DA SICKLE CELL DISEASE HEALTH-RELATED STIGMA SCALE PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.34572

Edição

Seção

Artigo Original