NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Autores

  • Cleise Cristine Ribeiro Borges Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Maiara da Silva Brandão Rodrigues Universidade Federal da Bahia
  • Carla Tatiane Oliveira Silva Universidade Federal da Bahia
  • Cláudia Silva Marinho Antunes Barros Universidade Federal da Bahia
  • Elieusa E Silva Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • Cláudia Geovana da Silva Pires Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33648

Resumo

Objetivo: avaliar o nível de atividade física entre pessoas com hipertensão arterial sistêmica. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, realizado em um multicentro de saúde da cidade de Salvador, Bahia, com participação de 220 pessoas com diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica. Investigou-se nível de atividade física dos participantes no trabalho, no trajeto de deslocamento, nas tarefas domésticas e no tempo livre com base no Questionário Internacional de Atividade Física e na classificação: muito ativos, ativos, irregularmente ativos e sedentários. Realizou-se análise descritiva para caracterizar a população do estudo. Resultados: predomínou comportamento sedentário em todos os indicadores de atividade física avaliados pelo Questionário Internacional de Atividade Física. Conclusão: conhecendo a gravidade da hipertensão arterial sistêmica e a necessidade da atividade física para prevenção e controle, é necessária maior vigilância e mais estratégias para, respectivamente, melhor compreender a magnitude e modificar o comportamento sedentário que predomina em pessoas com essa doença. Descritores: Hipertensão. Comportamento Sedentário. Estilo de Vida. Fatores de Risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleise Cristine Ribeiro Borges Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Especialista em Enfermagem e Centro Cirúgico, Central de Recuperação Anestésica e Centro de Materiais Esterilizados (EBMSP), Mestranda em Enfermagem e Saúde (UFBA), integrante do Grupo Interdisciplinar em Saúde Cardiovascular (EEUFBA).

Maiara da Silva Brandão Rodrigues, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFBA), integrante do Grupo Interdisciplinar em Saúde Cardiovascular (EEUFBA).

Carla Tatiane Oliveira Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Metsranda em Enfermagem e Saúde (UFBA), integrante do Grupo Interdisciplinar em Saúde Cardiovascular (EEUFBA).

Cláudia Silva Marinho Antunes Barros, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira pela Universidade Católica do Salvador, Doutora em Ciências na área de concentração de Biotecnologia e Medicina Investigativa pela FIOCRUZ/BA , Metre em Enfermagem e Saúde (UFBA), ós-graduada em Enfermagem em Centro Cirúrgico pela USP (1999), em Vigilância Sanitária e Epidemiologia pela Universidade de Ribeirão Preto (2000), e em Administração Hospitalar pela UFBA (2003), integrante do Grupos de Pesquisa sobre o Cuidar em Enfermagem - GECS e Cuidados as afecções dermatológicas - GEPAH (EEUFBA).

Elieusa E Silva Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana ( UEFS), com especialização em Enfermagem Intensivista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFBA e doutorado pelo programa de pós-graduação de Medicina e Saúde da UFBA. Atualmente é professora adjunta II da Escola de Enfermagem da UFBA, atuando principalmente nos seguintes temas: emergência, unidade de terapia intensiva, Acidente vascular cerebral e cardiologia.

Cláudia Geovana da Silva Pires, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Coordena o Grupo Interdisciplinar em Saúde Cardiovascular (EEUFBA). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em cardiologia preventiva a intensiva, enfermagem médico-cirúrgica e atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão arterial, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, o cuidar em enfermagem, determinantes sociais em saúde e epidemiologia dos fatores de risco cardiovascular em estudantes de graduação em enfermagem.

Publicado

2020-01-23

Como Citar

Borges Oliveira, C. C. R., Brandão Rodrigues, M. da S., Oliveira Silva, C. T., Antunes Barros, C. S. M., Sampaio, E. E. S., & da Silva Pires, C. G. (2020). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33648

Edição

Seção

Artigo Original