DELIRIUM E TEMPO DE PERMANÊNCIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33554

Resumo

Objetivo: analisar a associação entre delirium e tempo de permanência na Unidade de Terapia Intensiva. Método: estudo de coorte prospectivo conduzido na terapia intensiva de um hospital universitário de São Paulo, Brasil, entre outubro e dezembro de 2017. Participaram todos os pacientes acima de 18 anos. As variáveis independentes foram os dados clínicos, demográficos e o tempo de permanência. A variável dependente foi o delirium, medido pelo instrumento Confusion Assessment Method (ICU). Na análise dos dados, foi realizada a estatística descritiva, correlação de Spearman, teste V Cramer e o modelo de regressão logística para o teste de associação. Resultados: o delirium foi identificado em 48,5% dos pacientes graves e correlacionado com número de doses de medicamento e tempo de permanência. A condição de saída apresentou diferença significativa entre pacientes com e sem delirium. Conclusão: o tempo de permanência aumentou em quase 10,0% a chance de delirium na Unidade de Terapia Intensiva.

Descritores: Enfermagem. Unidades de Terapia Intensiva. Cuidados Críticos. Delirium. Tempo de Internação. Avaliação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Fáccio Azevedo, Hospital Regional de Presidente Prudente - HRPP; Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Residente em Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do Hospital Regional de Presidente Prudente/HRPP com a Universidade do Oeste Paulista/UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Ana Maria Silva Camargo, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Professora Mestre na Faculdade de Enfermagem, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Elaine Machado de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Professora Doutora na Faculdade de Enfermagem, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Publicado

2020-03-20

Como Citar

de Fáccio Azevedo, A. C., Silva Camargo, A. M., & Machado de Oliveira, E. (2020). DELIRIUM E TEMPO DE PERMANÊNCIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33554

Edição

Seção

Artigo Original