ASSOCIAÇÃO DA QUALIDADE DO SONO E PERFIL ACADÊMICO COM O ESTRESSE DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33482Resumo
Objetivo: avaliar a associação da qualidade do sono e o perfil acadêmico com o nível de estresse entre discentes de enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisa transversal, analítica, de abordagem quantitativa, realizada com 117 estudantes de enfermagem por meio de um questionário acadêmico de Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem e do Índice de Qualidade de Sono Pittsburgh. Os dados foram coletados em 2016. A análise dos dados foi realizada por meio dos testes de Exato de Fischer e t de Student para amostras independentes. Resultados: verificou-se predomínio de nível médio de estresse (51,3%), seguido por nível alto de estresse (42,7%) e má qualidade de sono (94,8%). Os discentes que levavam, em média, mais tempo para chegar à instituição de ensino (p=0,001), estudavam mais horas por dia (p=0,014) e realizavam atividades de trabalho (p=0,013), possuíam maior nível de estresse. Houve associação significativa entre estresse acadêmico e qualidade do sono (p<0,0001). Conclusão: além dos fatores acadêmicos, os estudantes vivenciavam situações pessoais e sociais que estavam associadas ao nível de estresse apresentado, o qual impactava negativamente na qualidade do sono e podia afetar o processo de aprendizado.
Descritores: Enfermagem. Estresse Psicológico. Sono. Estudantes de Enfermagem.
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