CONDUTA DE ENFERMEIRAS DIANTE DE CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER

Autores

  • Patrícia de Paula Alves Costa da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Ruth França Cizino da Trindade Universidade Federal de Alagoas
  • Walter Matias Lima Matias Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33452

Resumo

Objetivo: identificar a conduta de enfermeiras inseridas na Estratégia Saúde da Família diante de casos confirmados ou suspeitos de violência doméstica contra a mulher. Método: estudo de natureza qualitativa, realizado em 2012 e 2013, em unidades da Estratégia Saúde da Família, na cidade de Maceió, Alagoas, Brasil, guiado por entrevista semidirigida com 11 enfermeiras, utilizando a análise de conteúdo. Resultados: a violência doméstica contra a mulher é conduzida pelas enfermeiras de diferentes formas, seja por meio de discussão do caso com os demais integrantes da equipe, seja pelo encaminhamento da mulher para outros serviços e profissionais. A maioria das enfermeiras sente-se insegura de prestar assistência às mulheres que sofreram violência. Conclusão: existe uma heterogeneidade na conduta de enfermeiras inseridas na Estratégia Saúde da Família diante de casos confirmados ou suspeitos de violência doméstica contra a mulher, evidenciando que a rede de assistência à saúde da mulher, nesta situação, necessita ser fortalecida.

Descritores: Enfermagem. Violência contra a Mulher. Estratégia Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia de Paula Alves Costa da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva com Pós-graduação em Saúde Coletiva (2014) e Mestrado em Enfermagem (2014). Atualmente Professora efetiva de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca na disciplina de Saúde do Adulto, Idoso e Mental e integrante do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Sociedade desta Universidade.

Ruth França Cizino da Trindade, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (1983), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, em pesquisas epidemiológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: gravidez na adolescência, saúde reprodutiva, comportamento reprodutivo, sexualidade. violência. Pesquisadora Bolsista de Pós-doutorado Sênior_CNPQ

Walter Matias Lima Matias Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (Filosofia e Educação) pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Fez Estágio Pós-Doutorado na Université Rennes II: Centre de recherche sur léducation, les apprentissages et la didactique (CREAD). Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de filosofia, filosofia francesa contemporânea, culturas e corpo, filosofia e educação, e formação docente. Professor nos seguintes programas de Pós-Graduação: PPGE/UFAL; PPGAU/UFAL e PROFIL, Núcleo UFPE.

Publicado

2020-03-11

Como Citar

Alves Costa da Silva, P. de P., Trindade, R. F. C. da, & Lima, W. M. L. M. (2020). CONDUTA DE ENFERMEIRAS DIANTE DE CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33452

Edição

Seção

Artigo Original