POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS

Autores

  • Tierle Kosloski Ramos Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisabeta Albertina Nietsche Universidade Federal de Santa Maria
  • Liege Gonçalves Cassenote Universidade Federal de Santa Maria
  • Cléton Salbego Universidade Federal de Santa Maria
  • Patrícia Porto Almeida Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvana Bastos Cogo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33076

Resumo

Objetivo: identificar potencialidades e fragilidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, na perspectiva de discentes e egressos. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório com dados coletados de março a maio de 2016 por meio de entrevista semiestruturada. A análise foi de conteúdo do tipo categorial. Resultados: da análise emergiram duas categorias: Potencialidades que emergem no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado e Dificuldades enfrentadas durante o Estágio Curricular Supervisionado. Conclusão: o Estágio Curricular Supervisionado promoveu múltiplas influências na formação do enfermeiro, oportunizando experiências atitudinais e relacionais, bem como aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos, competências e habilidades; teve como fragilidade a alta demanda de outras disciplinas no mesmo período e dificuldades nas relações interpessoais com os profissionais do serviço e docentes da instituição.

Descritores: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Estágio Clínico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tierle Kosloski Ramos, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. Brasil.

Elisabeta Albertina Nietsche, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Liege Gonçalves Cassenote, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre. Enfermeira assistencial do Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Cléton Salbego, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro. Mestre. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Patrícia Porto Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Silvana Bastos Cogo, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Publicado

2020-03-16

Como Citar

Ramos, T. K., Nietsche, E. A., Cassenote, L. G., Salbego, C., Almeida, P. P., & Cogo, S. B. (2020). POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: CONCEPÇÃO DE DISCENTES E EGRESSOS. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.33076

Edição

Seção

Artigo Original