ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA

Autores

  • Manuela de Jesus Souza Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Aisiane Cedraz Morais Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Isamara de Souza Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Jéssica Souto Mascarenhas Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Maricélia de Maia Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rita da Cruz Amorim Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v33.32966

Resumo

Objetivo: analisar o itinerário terapêutico de famílias de crianças com microcefalia no interior da Bahia. Método: estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado no Centro de Apoio aos Pais de Crianças acometidas pela Síndrome Congênita associada ao Zika Vírus no interior da Bahia. Participaram nove familiares de crianças cadastradas nesse serviço. Os dados foram coletados de julho a novembro de 2017, por meio de entrevista semiestruturada, e analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: emergiram três categorias: Itinerário para o Diagnóstico, Itinerário Terapêutico para acompanhamento da criança com Microcefalia e Suporte Social para o cuidado da criança com microcefalia. Conclusão: o itinerário terapêutico de famílias de crianças com microcefalia no interior da Bahia destacou o sistema profissional e incluiu a dificuldade para o diagnóstico, a rede social e a espiritualidade, que apareceram como importantes suportes a esses familiares para o cuidado cotidiano, e valorização das crenças e cuidado cotidiano das famílias, que permitiram maior vínculo com a equipe de saúde.
Descritores: Apoio Social. Família. Cuidadores Familiares. Cuidado da Criança. Microcefalia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuela de Jesus Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira do Hospital Dom Pedro de Alcantara-BA, Graduada em Enfermagem, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana-BA. 

Aisiane Cedraz Morais, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pesquisadora do NIEVS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidades e Saúde) da UEFS e do CRESCER (EE/UFBA).

Isamara de Souza Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduada em Enfermagem, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Pesquisadora do NIEVS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Vulnerabilidades e Saúde) da UEFS.

Jéssica Souto Mascarenhas, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira do Hospital da Criança de Feira de Santana - BA, Graduada em Enfermagem, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana-BA.

Maricélia de Maia Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana - BA, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA, Professora Assistente, Departamento de Saúde, UEFS, Pesquisadora Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva (NUPISC) da UEFS.

Rita da Cruz Amorim, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador(2016), Professora Adjunta, Departamento de Saúde, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Cuidar/Cuidado (NUPEC). Feira de Santana-BA

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Souza, M. de J., Morais, A. C., Lima, I. de S., Mascarenhas, J. S., Lima, M. de M., & Amorim, R. da C. (2019). ITINERÁRIO TERAPÊUTICO DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA. Revista Baiana De Enfermagem‏, 33. https://doi.org/10.18471/rbe.v33.32966

Edição

Seção

Artigo Original